segunda-feira, 14 de julho de 2014

11º Mês do Bebê


Hoje estou a um mês de completar 1 ano e passar a ser cristão (dois dias depois de completar 1 ano, serei Batizado na Fé Católica). Não sou mais aquela coisinha frágil que não conseguia fazer nada sem a mamãe. Apesar de ainda requerer muitos cuidados e atenção, a minha independência física fica cada vez mais evidente. Ando segurando nas suas mãos e estico o braço ou a perna para ajudar na hora de ser trocado. Durante as refeições, eu tomo água no copinho (algo que algumas crianças levam mais tempo para fazer) e me alimento com as próprias mãos. Detalhe: prepare-se para se abaixar bastante, já que jogar tudo no chão continua sendo um ato irresistível.
Vou aperfeiçoar a capacidade de ficar sozinho em pé. Como se ficar de pé sozinho — por muito pouco tempo que seja — não fosse já suficientemente impressionante, eu  sou (ou serei em breve) capaz de aperfeiçoar esta habilidade. Estou ansioso para andar e quero levantar quando estou no cadeirão, na banheira, no meio do quarto. Se me segurarem pelas mãos, consigo dar alguns passinhos. Engatinhando, já consigo até subir escadas. A partir da posição de pé, me agacharei para apanhar objectos ou brincar com brinquedos. Isso é que é equilíbrio! É também um alerta no sentido de, quando adapta a casa mim, se certificar que estão fechados todos os armários que contêm objectos perigosos ou que posiciona os objectos em locais mais altos e mais seguros. Pense em manter um ou dois armários ao meu alcance e enchê-los com objectos seguros, como por exemplo brinquedos, recipientes para alimentos em plástico, babetes e livros. Uma gaveta baixa da cozinha ou um armário da sala servirão perfeitamente. Ao saber que tenho acesso a esse local, poderei satisfazer a curiosidade e praticar o retirar e voltar a colocar os objectos no lugar. Um cesto de brinquedos também possibilita esse tipo de prática. À medida que eu gatinhar ou caminhar pela casa, começarei a encontrar tampas de copos e roscas em todo o tipo de sítios. Também será uma boa ajuda ter à mão um recipiente central para arrumar os brinquedos.
Olhar livros e virar páginas é um dos meus passatempos preferidos, mesmo que não necessariamente consiga virar uma folha por vez. As crianças costumam ter livros favoritos e sempre querem "ler" os mesmos.
Nesta fase,  começo a brincar ao lado de outras crianças ou dos irmãos, mas não junto com eles, na chamada brincadeira paralela. tenho um bichinho de pelúcia, um paninho ou até uma fralda de pano como objeto de estimação, que me tranquiliza e traz segurança. Este objecto de transição é um substituto da mãe — a sua fonte de conforto e paz quando não pode subir para o seu colo, por exemplo, quando adormece. Certifique-se de ter esse "amigo" na minha sacola se eu for passar a noite na casa da vovó ou em algum outro lugar. Assim que lhe parecer que estou a gostar de um objecto particular, compre outro igual (ou corte o original ao meio, se se tratar de algo como uma fralda), para o caso de precisar de substituir um perdido ou para dar me dar um objeto de conforto, enquanto lava o outro.
Nem todas as crianças adoptam um “objecto de conforto”. No entanto, se o seu bebé tiver um, respeite-o e aceite-o como o novo e querido membro da família que é, ou que provavelmente virá a ser.
Eu provavelmente entendo instruções simples e posso decidir ignorá-las. Para fazer com que a palavra "não" tenha mais peso, reserve-a para situações realmente perigosas. E mesmo que eu esqueça amanhã o que foi dito hoje, comece a impor limites e a me ensinar  a distinguir o certo do errado.
Se não me deixar comer 2 fatias de bolo,  não está sendo maldosa, simplesmente está tomando uma decisão sobre o que considera melhor para mim. Caso eu  puxe o rabo de um animal, diga "isso machuca o bichinho" e depois me ensine a passar a mão para fazer um carinho. 
O desejo do bebê de explorar o mundo é mais forte do que o de ouvir às suas advertências, então cabe a você protegê-lo e mostrar como as coisas devem ser. O que pode às vezes parecer provocação é apenas a curiosidade natural das crianças de ver como tudo funciona.
Palavras e sons parecidos com palavras jorram agora da minha boca,  consigo expressá-los com significado. Consigo falar cerca de 5 palavras. Minha pronuncia ainda é bastante enrolada e muitas vezes só a mamãe mesmo para conseguir decifrar. À medida que os lobos frontais do cérebro gradualmente se desenvolvem, coincidindo com uma maior capacidade cognitiva, como a da fala, estimule o meu  interesse pela linguagem prestando atenção no que eu digo e respondendo às minhas interjeições. Esse tipo de interação é crucial para o aprendizado da comunicação como uma via dupla. Brincadeiras de esconder ou que unam música e gestos são boas maneiras de aperfeiçoar a memória do bebê. É mais fácil para as crianças seguir suas orientações se isso for feito a partir de um passo a passo bem simples.
Sou uma pequena pessoa, pelo que começo a manifestar as minhas preferências. Poderei preferir alguns brinquedos relativamente a outros, por exemplo, ou gostar de brincar num armário ou numa área específicos. Poderei devorar alguns alimentos e pedir mais, à minha maneira. ajo intencionalmente, usando o raciocínio. Se meu brinquedo está escondido em baixo da coberta, eu levanto a coberta para pegá-lo.
Minha visão e percepção estão apuradas. Se passar uma borboleta ou passarinho por perto, eu olho o bichinho se movimentar. Quando vejo um livro colorido, analiso com interesse as figuras, e olho atentamente para desenhos animados na televisão.
Consigo segurar sozinho a mamadeira e minhas brincadeiras são mais coerentes. Não pego apenas o brinquedo para bater com ele no chão. Agora,  já sei como usá-lo: empurro o carrinho para frente e para trás, giro a direção, empilho os cubos.

http://brasil.babycenter.com/a800136/o-beb%C3%AA-de-11-meses#ixzz34dtnj4fF
http://crescer.sapo.pt/bebe/etapas-de-desenvolvimento/o-seu-bebe-tem-11-meses-primeira-semana
http://crescer.sapo.pt/bebe/etapas-de-desenvolvimento/o-seu-bebe-tem-11-meses-segunda-semana
http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-um-bebe-de-onze-meses-consegue-fazer/

Sem comentários:

Enviar um comentário