quinta-feira, 14 de agosto de 2014

1º ano do Bebê

Hoje é dia de festa, dia do meu 1º aniversário, estou pronto para aprender a andar,explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a minha volta: Pessoas, objetos, lugares. A minha principal tarefa é aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar, quero andar o dia inteiro e  nunca canso. No início, ando com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vou baixando. 
Apesar de ser cedo, a Miminha me deu um triciclo que é dobrável e fácil do papai ou mamãe transportar .
Entre um e dois anos de idade vou desenvolver especialmente o meu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tão evidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de aprender.
Eu precisada ajuda da mamãe e do papai para aprender a andar. Segure-me por baixo dos braços para eu dar os primeiros passos. Conforme estiver mais confiante, segure apenas pelas mãozinhas. Com o tempo e o progresso do andar, solte uma das mãos até que eu consiga caminhar sem ajuda. Se eu cair tentando andar, me ajude a levantar, mas não faça disso um drama. Se eu sentir o medo do papai e da mamãe,eu terei medo de tentar novamente. Façam com que sinta confiança e segurança e me mostrem que cair e levantar é natural.
As descobertas são muito importantes para o meu desenvolvimento. Deixe-me abrir os embrulhos dos presentes que ganhar. Apenas dê uma ajudinha. Esconda os brinquedos e me ajude a procurar
A natação pode ser um excelente exercício agora tenho 1 aninho,tenho um reflexo excelente de bater braços e pernas quando me segura com a cabeça para fora d’água. Com essa idade eu não tenho medo, então aproveite a oportunidade para me ensinar a nadar desde cedo.
Com 1 ano eu viro uma esponjinha e imito tudo o que observo. Lembre-se que aprendo muito mais com o que vejo fazer do que com o que ouço dizer. Não adianta dizer para eu comer toda a comida e deixar a sua própria sobrar no prato. Como eu imito as atitudes dos pais, é importante que me dêem bons exemplos. Uma boa maneira de fazer isso é guardar os brinquedos no lugar na hora de dormir e pedir “por favor” e dizer “obrigado” para a mim. 
Minha linguagem está se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo falo em média 6 palavras e consigo imitar alguns sons que o papai e a mamãe ensinam, como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprendo a apontar as partes do corpo quando o papai e a mamãe falam o nome e identificam objetos em livros infantis.
Já tenho capacidade para fazer muitas coisas: coopero enquanto me vestem, seguro um copo, tento usar a colher. Por volta dos 15 meses começarei a imitar o adulto em algumas tarefas do dia a dia. Faço coisas para mostrar que já sou grande como tentar pentear o cabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer o chão com uma vassourinha.
Um dos meus passatempos prediletos é jogar objetos no chão de propósito. Se a mamãe pega e me devolve, repito a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira.
É comum eu pegar o brinquedo dos amiguinhos, mas não querer emprestar os meus. Outra característica interessante dessa fase é que adoro me exibir e, para isso, imito gestos e atitudes que provocam risadas.
Nessa fase, o meu gênio está mais evidente e posso ter acessos de raiva, bater a cabeça, me jogar no chão, dar chutes.
Esse comportamento deve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva.
A minha  1ª festa será 2 em 1 (Anos e Batizado, se bem que não é no dia mesmo), uma comemoração em grande estilo, mas para mim será um pouco confuso, muita gente a minha volta, a maioria adulta, não que faça diferença, se fosse crianças seria o mesmo, eu ainda não sei brincar com outras crianças.  A Miminha pensou que eu estaria na casa do vovô, como sempre estive desde que a mamãe começou a trabalhar, pensou em fazer uma festa só para mim, com a minha madrinha, pensou no bolo (um que eu pudesse comer um pouquinho) :

A Miminha  planejou  uma festa simples com chapeuzinho, bandeirinhas festivas, música com volume suave o tempo todo.
1- Balões
Balões cheios de ar pela sala e  depois jogar para mim, inclusive deixar cair na minha cabeça, dando toques no balão de forma a que ele esteja sempre no  ar.
2- Abrir presentes
Presentes

espalhados pela sala para eu abrir, claro com ajuda dela ou da Madrinha, incluindo o do Batizado

3-" Língua de sogra"
A Madrinha e a Miminha sopram perto de mim para eu tentar pegar.
4- Bolinhas de sabão
A Madrinha e a Miminha fazem bolinhas de sabão (claro que distante de mim) apenas para que eu me divirta vendo as bolinhas coloridas a flutuar no ar.
5- Cantar os parabéns
A Madrinha me aproxima da vela faz um pedido por mim, sopra a velinha e apaga junto comigo, nessa altura a Miminha joga confeti.

Só que a Madrinha revelou que no dia eu estaria na minha casa, o papai está  de férias e a mamãe também vai entrar de férias, portanto a Miminha retrocedeu e decidiu não por em pratica o que planejou,  não seria viável, embora a Madrinha gostasse da ideia, tanto que disse que iria falar para mamâe.

Brincadeiras que poderiam ser incluídas na festa de 1º ano:
1- Os nome ( a partir de 4 meses) => Objetivos: reconhecer o próprio nome
1. Cante músicas na qual possa colocar os nomes das crianças, como: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha”
2. Procure chegar perto da criança cujo nome está sendo cantado; 3. Bata palmas e faça gestos enquanto canta.
2- Barbante do barulho (a partir de 1 ano) => objetivo: desenvolver a coordenação e a audição Material: pote de plástico com tampa, barbante, sementes (arroz, feijão), fita adesiva:
1. coloque sementes no pote de plástico e cole a tampa e passe fita adesiva para reforçar;
2. Amarre um barbante no pote, deixando um cordão de uns 60 cm
3. A criança deverá enrolar o barbante no pote plástico, conforme enrola escutará o barulho das sementes.
Observação: para a essa atividade indicamos a música Enrola Bola de Rubinho do Vale 
3 - Meu caminho colorido (a partir de 1 ano) => Objetivos: explorar sensações e materiais; registro gráfico
Material: papel pardo e sagu no sabor uva ou morango
Pinte com o sagu os pés das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. As crianças irão imprimir os pés enquanto caminham sobre o papel.
4 - Na trilha sonora (a partir de 5 meses) => Objetivo: Estimular a audição musical
Material: aparelho de som e cds com musicas variadas
1. Coloque músicas variadas: infantil, clássica, sertaneja, pop...
2. Em cada música faça um movimento para crianças, batendo palmas, levantando os braços, mexendo a cabeça, cantando.
5 - Caixas sortidas (a partir de 6 meses) => Objetivos: desenvolver os sentidos e noção de tamanho e peso.
Materiais: papelão, caixa de leite, tesoura, fita crepe e papéis coloridos . As caixas poderão ser montadas de papelão, ou com caixas de leite com fita crepes nas laterais e encapadas com papéis coloridos.
1. A criança deverá colocar uma caixa dentro da outra, e enquanto levanta uma caixa, ou carrega as caixas, terá noção de peso e de tamanho. 2 a 4 anos de idade A criança de 2 a 4 anos de idade mesmo não conseguindo efetuar operações, já usa a inteligência e o pensamento. Ela é capaz de representar as suas vivências e a sua realidade, através de diferentes significantes: o jogo, o desenho, a linguagem, imagem e pensamento.
6-Brinquedos Colantes* Agora que o bebê já é capaz de pegar seus brinquedos, proponha um desafio, tornando a tarefa um pouco mais difícil. Veja se ele consegue resolver o seu próprio problema!
Materiais: 
Papel “contact” transparente
Vários brinquedos pequenos, mas grandes o suficiente para não serem engolido. => objetivo: Desenvolvimento motor grosso e fino; Solução de problemas
Modo de fazer:
1. Corte uma tira de papel “contact” transparente, de mais ou menos 61 centímetros de comprimento.
2. Retire o papel protetor da parte traseira do papel “contact”.
3. Coloque o papel “contact”, com o lado que gruda virado para cima, no chão.
4. Coloque alguns brinquedos de tamanho médio, por exemplo, uma boneca de plástico, um livro de capa dura, um pedaço de quebra-cabeça, etc. na parte do papel que tem cola.
5. Leve o bebê até os brinquedos e coloque-o sentado perto deles.
6. Tente tirar um brinquedo do papel e mostre ao bebê que você não está conseguindo. Peça ajuda.
7. Observe o bebê enquanto ele tenta descobrir o que está acontecendo e enquanto tenta descobrir como tirar os brinquedos do papel.
Segurança: Observe o bebê enquanto ele explora o papel, para que ele não cubra o rostinho. Caso ele comece a sentir-se frustrado, mostre como retirar os brinquedos do papel.
7- Gatinhando no Túnel => Objetivo: Desenvolvimento motor grosso ; Solução de problemas
Gatinhar é uma aventura do desenvolvimento do bebê, uma capacidade que abre as portas de um novo mundo para ele, que passa a explorar o seu ambiente de várias formas. Faça para ele um túnel simples, com obstáculos que o desafiem enquanto ele aproveita essa nova experiência. 
Materiais:
3 caixas de papelão, grandes o suficiente para que o bebê gatinhe facilmente através delas
Tesoura
Fita isolante
Bichinhos de pelúcia ou um cobertor

Sem comentários:

Enviar um comentário