terça-feira, 14 de janeiro de 2014

5º Mês do Bebê

Léo 
& 
Madrinha do Léo

Hoje completo 5 meses de vida e a minha Madrinha comemora mais um aniversário, ela, o vovô, a vovó vão me levar, passamos para apanhar a Madrinha da Madrinha (que trará um bolo feito sob encomenda , especialmente para a minha Madrinha, que é única, é um bolo único,criado para ela, embora confeccionado na pastelaria, se eu já comesse também seria para mim) para almoçarmos todos juntos (já não será tão divertido porque era para irmos a  um  restaurante do lado do trabalho da mamãe, mas a mamãe não pode ir,  nem vai almoçar direito, vai comer qualquer coisa no trabalho para poder sair mais cedo e me levar ao Pediatra, a Madrinha também vai depois de deixar a Madrinha dela na estação. 

Eu já levanto os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem desejo, reajo quando alguém quer tirar meu brinquedo, reconheço as expressões de medo, desagrado, zanga e demonstro também meus sentimentos pelas expressões faciais.
No quinto mês acorre uma grande alteração no meu comportamento, revelando mais claramente como será meu temperamento.
Peso cerca de 6950 g e meço cerca de 63 cm e tenho cerca de 42 cm de perímetro cefálico (se fosse uma menina teria cerca de 6700 g cerca de 62 cm de comprimento e 41 cm de perímetro cefálico)
Em geral, os bebês nessa fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600g por mês.
Durmo cerca de 7 a 8 horas por noite sem acordar (Um conselho que pode ser útil é manter o bebê desperto por mais tempo durante o dia para que ele consiga dormir melhor no período da noite. Crie uma rotina, por exemplo, colocando o bebê para dormir às dez da noite).
Já começo a aperfeiçoar a linguagem e uso as vogais A, E, U e as consoantes D e B. Vocalizo para mim mesmo me ouvir ou para os meus brinquedos.
Alguns bebês rejeitam as pessoas que eles não estão acostumados a ver,  começo a perceber o meu próprio nome, respondendo quando me chamam.
Já consigo rolar de um lado para o outro e se apoiar nas mãos, levanto a cabeça e os ombros. Gosto e exijo maior atividade, tento me arrastar e gosto de brincar com os chocalhos e, além de segurar os objetos, também sou capaz de trocá-los de mão.
Grito por companhia reclamando a presença de pessoas conhecidas e balbucio para interromper a conversa dos outros e chamar atenção para mim. É aos cinco meses que eu, agora com uma coordenação melhorada, uso a língua para experimentar os objetos, levando à boca todas as coisas que estiverem ao meu alcance. Nesta fase  gosto de colocar os pés na boca e chupar o dedo do pé.
Uma dica para brincarmos e ao mesmo tempo para eu ir me desenvolvendo :
Cubra uma lanterna com um pedaço de plástico colorido e acenda-a fazendo com ela movimentos na parede. Ao mesmo tempo que ele se diverte seguindo a luz vermelha, verde ou azul converse com o bebê sobre as características da luz (bonita, brilhante, divertida...).O bebê vai seguir o percurso da luz e, ao mesmo tempo, estabelecer ligações importantes no cérebro ativando a visão e neurônios relacionados aos movimentos.
Uma alternativa à lanterna são cartões coloridos feitos com cartolina ou mesmo pintados à mão. O bebê tem nesta fase um interesse especial pelas cores que faz parte dos desenvolvimento da sua inteligência.
A alimentação do bebê com 5 meses deve ser feita exclusivamente com leite materno (até os 6 meses, preferencialmente). Quando se alimenta o bebê com leite em pó, pode-se manter o aleitamento artificial até os 6 meses, porém deve-se oferecer água entre as mamadas, especialmente em tempos secos e no verão.
Sob indicação do nutricionista e pediatra, existe a possibilidade de começar nesta fase a diversificação alimentar, este é o meu caso, já comecei a comer a papinha de fruta, gosto muito, aliás sou um "bom garfo (colher)" a Miminha me deu de presente um conjunto de colheres, pratinho e babetes descartáveis para que nada atrapalhe esse momento gostoso.



http://www.tuasaude.com/bebe-com-5-meses/

Sem comentários:

Enviar um comentário