domingo, 9 de fevereiro de 2014

Necessidade Emocional do Bebê

Mamãe já percebeu que seu bebê, além de higiene e alimentação, precisa de:
  1. Conhecer e aprender sobre o mundo que  está à sua volta, mas sozinho ele terá muita dificuldade, é neste momento que começa o seu segundo papel, ser professora, para ensiná-lo a descobrir o mundo, porém você precisa observar e aprender a comunicação feita pelo seu bebê, o choro, que pode ser "quero comer", "estou com a fralda molhada", "quero carinho", entre outros significados.
  2. Receber carinho e afeto para se sentir seguro frente a este novo mundo desconhecido. É através dos seus cuidados do dia a dia que você e seu bebê estabelecem um relacionamento mútuo de amor,confiança e segurança.

  3. Ter companhia em determinados momentos e em outros não ter nenhuma companhia. Quando ele quer companhia ele responde com sorrisos ou emitindo algum som nesse sentido, caso contrário ele fica "ranhetando" (ficar rabugento) ou adormece, mostrando que quer ficar sozinho, sua tarefa é perceber o que o seu bebê quer, às vezes torna-se necessário a sua proteção para afastá-lo, dos amigos e parentes que querem dar mais atenção do que o seu bebê precisa, levando-o para um ambiente tranquilo.
  4. Ver objetos que se movimentam próximos aos seus olhos. Por isso você precisa colocar objetos presos ao berço ou então quadros coloridos nas paredes, mas além dos objetos, seu bebê gosta de olhar para os rostos das pessoas. O primeiro rosto que ele reconhecerá é o seu rosto mamãe. É muito importante que você o pegue de jeito que ele olhe para os seus olhos e você olhe para ele.
  5. Ouvir o som da sua voz. Procure sempre conversar com ele, contar do seu trabalho, dos seus sonhos e planos.
  6. Escutar sons musicais suaves. Cante para o seu bebê, mesmo que com voz desafinada. Se possível deixe uma caixinha de música tocando ou um brinquedo com campainha perto que farão com que seu bebê se distraia.
  7. Alimentar-se com prazer. Seria ótimo se fosse alimentado ao peito, mas se for impossível, dê-lhe  a mamadeira/ biberão com carinho e afeto como se fosse no peito, ou seja, num lugar tranquilo, pegando seu bebê no colo, aconchegando-o, com paciência, olhando sempre para ele.

  8. Ser embalado. Não importando se através da cadeira de balanço, no berço, no carrinho ou nos braços, ou mesmo quando são carregados em faixas a tira-colo. Dedique alguns momentos para embalar suavemente o seu bebê.
  9. Ser tocado. Também gosta de ser pegado com cuidado, mas não como um bibelô que se quebra, gosta de sentiras mãos firmes e fortes. Eis a oportunidade para o papai também iniciar um relacionamento mútuo de amor, confiança e segurança com o seu bebê, ao pegá-lo no colo desde que são pequeninos, embalando-o.


Sem comentários:

Enviar um comentário