segunda-feira, 14 de abril de 2014

8º Mês do Bebê


Hoje com 8 meses, sento, mostro que quero gatinhar, mas ainda não comecei a fazer, entretanto já quero ficar de pé com auxílio dos móveis, tem bebês que  se movimentam pela casa se arrastando sentado. Se ficar perto de um sofá, provavelmente vou me agarrar às bordas com todas as minhas forças para levantar. Essa mobilidade toda se traduz em muitos tropeções e quedas. Essa é uma parte inevitável da infância e, embora, mamãe por vezes fique com o coração na boca, tente aproveitar esta etapa em que eu exploro e descubro meus limites. Reprimindo seus desejos mais profundos  de me proteger a todo custo, vai permitir que eu cresça e aprenda por conta própria. Agora, é fundamental que a casa seja um ambiente seguro para mim. Entre outras coisas, deve se certificar de que objetos frágeis estejam posicionados em segurança (para que não caiam) e que móveis menos firmes fiquem em locais em que eu transito pouco. Retire qualquer objeto pequeno que eu possa enfiar no nariz, no ouvido ou na boca.
Nesta fase o uso das mãos são marcantes, começo a procurar objetos no chão e usar o dedo para apontá-los. Também já consigo usar os dedos para pegar um pedaço de comida e segurá-la com a mãozinha fechada. Além disso, aprendi a abrir a mão para deixar objetos caírem no chão. Estou aprimorando a capacidade de pegar pequenos objetos entre o polegar e o indicador ou o dedo médio.
Sou mais emotivo, a partir de agora as minhas emoções ficam mais evidentes, faço gracinhas, como mandar beijos para pessoas conhecidas, e tendo a repeti-las se for aplaudido. Nos próximos meses, vou aprender a avaliar e imitar seu estado de humor. Ao ver alguém chorando, é possível que chore também. Dê bastante aconchego ao bebê : carregue-o sempre, abrace-o, e tenha bastante contato físico (pele com pele), para estimular um senso de segurança e bem estar no bebê.Preste atenção ao humor dele. Aprenda a "decifrar" suas manifestações: atenda-o quando estiver irritado e compartilhe com ele os momentos em que ele estiver contente.
Separação dos pais
Nesta idade, a maioria dos bebês já dá sinais de ansiedade de separação. Seu filho pode ficar mais tímido ou preocupado perto de desconhecidos, especialmente quando estiver cansado ou irritado. Nos momentos em que você não está por perto, ele demonstra chateação. Mesmo que seja desagradável, essa separação é importante. Ao se afastar, você ajuda no desenvolvimento da confiança do seu bebê e na formação de elos emocionais dele com outras pessoas.
Quando sair, me beije e abrace e diga que vai voltar. Caso eu fique assustado ou comece a chorar, não tenha dúvidas em reconfortar-me e assegurar que volta mesmo. É duro não começar a chorar quando eu choro, mas, se  não resistir, vai apenas prolongar o meu sofrimento. Nessas horas, é bom ter por perto uma outra pessoa com quem eu esteja familiarizado. Se o bebê fica ansioso no momento de se separar de você à noite, procure reservar um tempinho a mais para estar com ele, segurá-lo no colo, ler ou cantar uma música antes de colocá-lo de vez para dormir.Alguns bebês lidam melhor com separações do que outros, dependendo do temperamento. Cada criança é de um jeito, e cada uma precisa de determinada quantidade de atenção. Você conhece seu filho melhor do que ninguém, portanto siga seus instintos e não se sinta culpada por dar mais atenção se achar necessário.
Esta é a idade de explorar vários objetos:
Grande parte dos bebês passa agora a explorar as variáveis de um objeto, chacoalhando, batendo, deixando cair no chão e atirando para longe, antes de voltar ao bom e velho método de colocar qualquer coisa na boca. O conceito de que dá para fazer alguma coisa com um objeto está vindo à tona, então é uma boa hora para ter em casa brinquedos com muitas partes para bater, apertar, virar e abrir.
Neste estágio, as crianças gostam de ver coisas caindo, sendo apanhadas (por você, claro) e depois sendo jogadas no chão novamente. Seu filho não está só tentando te provocar, por mais que pareça; ele simplesmente acha esse espetáculo sensacional e vai querer vê-lo muitas e muitas vezes.
O bebê também entende a relação entre os objetos. Ele percebe, por exemplo, que coisas menores cabem em maiores. Seu filho vai achar com facilidade alguma coisa que você escondeu e conseguirá apontar para a imagem certa quando o nome de um objeto for dito. Nos próximos meses, o bebê vai começar a usar as coisas para a finalidade correta: a escova para o cabelo, o copinho para beber e o telefone de brinquedo para encostar no ouvido e "falar" seus sons favoritos.
A minha visão agora é praticamente igual à de um adulto em clareza e percepção de profundidade. Embora enxergue melhor de perto do que de longe, vejo o suficiente para reconhecer pessoas e objetos do outro lado da sala.
O ritmo do desenvolvimento não é igual em todos os bebês, caso seu filho tenha nascido prematuro, é provável que você observe que ele leva um pouco mais de tempo para fazer as mesmas coisas que outras crianças de idade similar. Não se preocupe, a maioria dos médicos avalia o desenvolvimento de um prematuro conforme a idade corrigida e acompanha seu progresso levando isso em conta. 
Evite ao máximo submeter o bebê a situações stressantes ou traumáticas (físicas ou psicológicas)
Certifique-se de que as outras pessoas que cuidam dele entendam a importância de desenvolver um relacionamento baseado em amor e bem estar para o bebê, e também de que lhe dêem atenção e cuidados constantes.
Dizer adeus
Cada bebé parece ter a sua própria forma de dizer adeus. Alguns, em particular ao princípio, abrem e fecham o punho deixando antever um gesto. Outros esticam os braços para cima ou abanam a cabeça de um lado para o outro. É preciso uma certa motricidade fisica para acenar como uma Rainha (ou do Papá e da Mamã).
Por vezes, a mãe irá notar que o bebé começa a dizer adeus muito depois de ela o ter feito e de ter retomado as suas actividades. Embora cómico, este é um sinal positivo. O bebé está a processar a ideia de dizer adeus e a experimentá-la, mesmo que a pessoa à qual diz adeus não consiga ver e já tenha saído há muito. Este é um passo, ou melhor um gesto, na direcção certa.
Ensine o bebê a fazer "tchau" com as mãozinhas e a balançar a cabeça para dizer "sim" e "não"
Explorador
Eu sou curioso adoro explorar, mas não espere que a minha atenção dure mais de dois ou três minutos de cada vez.
Como futuro caminhante adorarei treinar as pernas dando pontapés numa bola grande
O gatinhar
Normalmente, as fases do gatinhar acontecem como se segue: da posição sentada para a posição de gatas, o balanço para trás e para a frente, e finalmente o empurrar com o joelho — e então começa a deslocar-se para a frente (ou para trás). No entanto, existem imensas variantes deste processo. Muitos bebés nunca chegam a gatinhar de todo. Simplesmente levantam-se e acabam por se tornar suficientemente fortes para sustentarem o corpo e começarem a caminhar (andam segurando-se aos móveis). Outros desenvolvem um estilo de gatinhar que mais se parece com os soldados a arrastarem-se entre os arbustos ou macaquinhos a deslocarem-se sobre os dedos das mãos e dos pés. De uma forma ou de outra, o bebé em breve se tornará cada vez mais rápido.
Proporcione-lhe muito espaço para se mover com segurança. Pense em reposicionar os móveis de grandes dimensões (em particular aqueles que têm cantos bicudos), como por exemplo as mesas baixas, durante algum tempo, a fim de proporcionar um bom espaço aberto. Quando o bebé começar a gatinhar regularmente, pense em instalar uma espécie de percurso de obstáculos com almofadas e caixas para que possa aguçar ainda mais as suas capacidades motoras.
Começar a andar
Quando o bebê começar a ficar de pé sozinho, você pode achar estranha a postura dele. A barriga é protuberante, e as costas ficam envergadas e oscilando para frente e para trás. Embora pareça esquisito, essa postura é perfeitamente normal e só vai se firmar mais quando o bebê desenvolver um maior senso de equilíbrio, entre os 12 e 24 meses de vida.
O pé do bebê é chato porque com esta idade ele é recoberto por uma grossa camada de gordura. Mas entre o segundo e o terceiro ano de vida, a gordura some e a curvatura do pé vai aparecer
Esta é uma proeza que requer força e equilíbrio, motivo pelo qual demora algum tempo. A maior parte dos bebés passa um certo tempo de pé segurando-se aos móveis, sem conseguir dar um passo em frente. Outros rapidamente descobrem que podem caminhar – dando alguns passos hesitantes de cadeira para cadeira. Assim que o bebé passar para esta fase, pense em mudar ou rodar alguns móveis para que os possa utilizar como apoios para se deslocar numa sala. Esta disposição criativa ajudará a estimular a sua confiança e, à medida que os passos se forem tornando menos hesitantes, poderá começar a colocar as cadeiras na sua posição habitual e a encorajar os passos sem apoio.
A maior parte dos bebés dá os primeiros passos independentes por volta do primeiro aniversário, mas há uma grande margem para a concretização deste marco de desenvolvimento. Alguns bebés começam a andar aos 7 ou 8 meses, enquanto outros, também perfeitamente normais, só começam a dar um ar da sua graça por volta dos 17 ou 18 meses.
Nesta altura peso cerca de 9,5 quilos (1kg acima da média para mina idade e e meço cerca de 70 centímetros (As meninas pesam, em média, 250 g menos do que os meninos (6,25 kg a 8,25 kg). Por volta dos 12 meses, os bebês tendem a triplicar o peso com o qual nasceram e medem de 71 a 81 cm de altura. O tamanho da cabeça aumentará menos que nos primeiros seis meses. O tamanho médio da cabeça aos 8 meses é de 45 cm de circunferência; aos 12 meses é de 47 cm. Contudo, cada bebê tem seu ritmo próprio de desenvolvimento). Como quatro vezes ao dia e é muito frequente que neste mês eu  tenha problemas de sono. Não quero ficar sozinho na minha cama e não entendo que está na hora de ir dormir. Eu tentarei que me tire do berço chorando e gritando, mas deverá acostumar-me a dormir a horas.
Eu gosto de jogos familiares e rir nos momentos adequados. Sou capaz de antecipar momentos. Giro a cabeça se ouvir o meu nome e estenderei os braços para que me peguem. Já sou capaz de dizer adeus com as mãos. Ajude-me  a compreender a vida quotidiana, explicando-me todas as suas rotinas. Utilize a hora das refeições e do banho como indicativo das actividades especiais: “É hora de comer, é hora do banho”.
Mobilidade
Com ajuda as suas pernas são capazes de suportar o seu peso. Pode sentar-se uns dez minutos e inclinar-se para os lados e para a frente sem perder o equilíbrio. Pode rodar de lado a lado, mas é incapaz de colocar-se de pé quando está sentado. Ajude a criança a colocar-se de pé quando está sentada, dobre os seus joelhos e pernas. Ajude-a a passear entre os móveis, colocando-os próximos. Incentive o seu filho a segurar-se a algum móvel baixo. Os seus movimentos tornam-se cada vez mais refinados. Utiliza os seus dedos para explorar: cada vez coloca menos coisas na boca. Possui a habilidade de inclinar-se para a frente e recolher com facilidade objectos pequenos.
habilidades sociais
Mostro timidez perante estranhos e sou reticente ao facto de alguém que não conheço pegar-me ao colo. Lembre-me das pessoas que conheço bem, se não o fizer pessoalmente, faça-o pelo telefone. Arranje um telefone de brincar para que eu brinque com ele. Fico contente se me prepara para sair de casa. 
Respeite o bebê quando ele não se sentir à vontade na presença de pessoas estranhas.Faça com que o bebê veja outras crianças com os respectivos pais.
Linguagem

Cada vez percebo melhor o que me dizem, pelo que deverei repetir o que me diz. Comece a juntar sons como “t” e “d”; para me ajudar , repita palavras que comecem por ambas as letras. Posso imitar o som de algum animal se o fizer (um cão, um gato). Leia contos de animais, imitando os seus sons (leia o "livro do cãozinho" que a Miminha me deu)     também gosto de ler o livro do papai




Converse com o bebê durante as trocas de fraldas, no banho, na hora de comer, durante as brincadeiras, passeios, e mesmo no carro, usando sempre a linguagem dos adultos, Se você fala outro idioma, use-o em casa
.
Alimentação
A alimentação nesta idade é muito parecida à dos 7 meses. A única variação é a introdução do peixe até ao final do oitavo mês. Ao inicio dê só uma vez por semana numa porção de 30 a 40 gramas, juntando-o na sopa de verduras (substituindo a carne do almoço). Muitas crianças não gostam de peixe, mas é ideal para os bebés porque é de muito fácil digestão.
Jogos estimulantes
  • Leia um livro ou uma revista. As crianças gostam que leiam para elas.
  • Nomeie distintas partes do corpo e peça-lhe que faça o mesmo.
  • Gatinhe junto da criança e imite os seus movimentos para que os repita.
  • Dê um tambor pequeno ao seu filho para que ele brinque. Dessa forma irá perceber a regra da causa-efeito.
  • Estimule o bebê a brincar com blocos, que ajudam a desenvolver a coordenação entre as mãos e os olhos, a atividade motora e o senso de competência
  • Leia para ele todos os dias
  • Brinque de esconde-esconde para desenvolver a memória do bebê 
  • Passe um tempo sentado no chão brincando com o bebê todos os dias 
  • Dê a ele brinquedos educativos e apropriados à idade dele, mas que sejam também seguros
http://www.minhavida.com.br/familia/materias/11667-15-dicas-para-garantir-o-pleno-desenvolvimento-do-seu-bebe
http://brasil.babycenter.com/a800100/o-beb%C3%AA-de-8-meses#ixzz2xlPLagrs
http://crescer.sapo.pt/bebe/etapas-de-desenvolvimento/o-seu-bebe-tem-8-meses-primeira-semana
http://crescer.sapo.pt/bebe/etapas-de-desenvolvimento/o-seu-bebe-tem-8-meses-quarta-semana
http://www.todopapas.com.pt/bebe/desenvolvimento-do-bebe/o-meu-bebe-com-8-meses-2390

Sem comentários:

Enviar um comentário