domingo, 30 de dezembro de 2012

5ª-6ª semana de Gestação do Bebê


RecadosOnline.com
"Oi, me chamo...bem ainda é cedo para saber como vou me chamar, só depois de saber se serei menino ou menina é que papai e mamãe vão escolher, entre os palpites que foram pensando: " se for menino João, Pedro, Alexandre, Mário, Antônio, Manuel, etc.. se for menina: Renata, Maria, Ana , Susi, Patrícia, Vera, Isabel, Fernanda, etc... Até chegarem a um denominador comum, vou tentar sussurrar para a mamãe o nome que eu quero,  até lá me chamo Bebê! sabe parece que eu fui gerado no dia 17 ou 18 de Novembro, porque a médica disse para minha mamãe que tenho cerca de 5 semanas e provavelmente estarei nos braços da mamãe por volta do dia 27/28 de Agosto, quando terei 40 semanas. Minha mamãe e meu papai ficaram radiantes, quando mamãe foi ao médico, porque sentia uma dorzinha de barriga e a médica disse para ela que eu viria a caminho, mas eu ainda sou muito pequenininho e por isso mamãe não foi ver o bisavô e a Família no Natal, como eles pensavam, porque seriam muitos km e com o balanço do carro eu poderia não aguentar, ainda sou muito frágil e só  agora é que eu devo estar na minha caminha flutuando numa bolsa de líquido => Saco amniótico no interior do  útero da mamãe.
Querem ver o que aconteceu até ao momento comigo e ao mesmo tempo com a minha mamãe desde a 1ª semana da minha vida?"
1ª a 6ª semana de desenvolvimento (Fecundação-Zigoto- embrião-Feto)
1ª e 2ª semanas=> Período Germinativo
Para efeito de cálculo da data prevista para o parto, o primeiro dia da última menstruação é como o pri­meiro da gravidez. Em ter­mos práticos, pode parecer um contra-senso, pois só a partir da terceira semana fica fértil e é possível o espermatozóde fecundar o óvulo. Para relatarmos o que muda no corpo da grávida e o desenvolvimento do feto, consideramos apenas as semanas posteriores à fecundação, que são 38.  Só depois deste processo é que a gravidez é uma realidade e surgem as alterações comuns a esse estado.
Nesta altura é prescrito o  ácido fólico, que reduz a probabilidade de ter um bebê com espinha bífida. É recomendado deixar de fumar, fugir do álcool e beber menos café.
3ª semana=> Começa o período Embrionário
Depois da relação sexual, os espermatozóides mais rápidos podem demorar até 20 minutos a chegar ao óvulo.Quando o espermatozóide encontra o óvulo, o material genético de ambos funde-se e forma uma célula que começa a dividir-se.
"Eu meço cerca de 1,25 mm entre a cabeça e o osso sacro. Embora seja ainda cedo, já se poderá ver o meu coraçãozinho  em formação na parte frontal , o tamanho é semelhante ao de uma semente de flor. Pareço um mini camarão com tamanho de um grão de arroz. Minhas  costas  são em forma curva ou como a letra “C”, com uma risca de cima abaixo, a esboçar a formação inicial do sistema nervoso. Além disso, estou  ligado por uma espécie de haste à placenta também em desenvolvimento. 
A minha mamãe não sente muita diferença no seu corpo nesta fase da gravidez, mas o seu útero (minha casinha) já trabalha a sério. Numa primeira fase, o hormônio progesterona é produzida pelo folículo que foi largado, para que o revestimento do útero não se dissolva. Depois, a placenta vai produzir também a progesterona para manter a gestação. Nesta semana, pode-se dectectar a gravidez ectópica. Trata-se de um tipo de gravidez que ocorre quando o ovo se desenvolve fora do útero, seja em outra parte do abdômen ou da região pélvica ,  mais frequentemente nas trompas de Falópio (não alcançando o útero). Contudo, pode ser diagnosticada entre as 5 e as 10 semanas da gravidez".
4ª semana
Cerca de uma semana após a fertilização, a célula implanta-se no útero. Finalmente, está grávida!
A célula original, formada pelo espermatozóide e pelo óvulo, transforma-se numa bola oca com várias centenas de células.
"O útero da mamãe  começa a inchar e a amolecer, assim como a densidade do colo do útero se altera. Podem se constatar ligeiras hemorragias depois da implantação do óvulo fecundado na parede interna do útero".
5ª semana
"É nesta semana que mamãe terá tido a  primeira falta da mens­truação e começou a sentir os seios pesados e dolorosos.O desconforto fará parte do seu quotidiano.Poderá sentir dores fortes no peito, cansaço e vontade frequente de urinar. Podem também ter náuseas, ainda que estas sejam mais prováveis de aparecer durante as próximas semanas da gravidez.
Embora não surjam mudanças externas visíveis, dentro de si essas alterações começam a processar-se. É nesta altura que sentirá a sensibilidade a determinados sabores, deixando de suportar certos que antes gostava, como o álcool, por exemplo. Lembre-se que não deve beber álcool durante a gravidez,  e nem tomar nenhum remédio sem que o médico lhe receite, pois pode me fazer mal.
Mamãe uma das atividades que pode ajudar a relaxar e a reforçar suas resistências para suportar as dores e o meu peso  é o exercício físico. Por outro lado, a prática de uma modalidade esportiva ajudará a recuperar do parto, desde que não sofra de nenhuma patologia. Claro que essa atividade deve ser feita com moderação e com prazer, ou seja, dependendo das suas preferências.  É melhor efetuar uma atividade física menos pesada como a natação ou caminhadas, que não seja contraindicada pelo médico.
Eu agora pareço  um girino, com uma cabeça grande e uma cauda, porque é nesta semana surgem as minhas duas extremidades : A cabeça e a cauda. Meu  sistema nervoso central (cérebro e medula espinal) já se encontram em formação, assim como o desenvolvimento de pequenos vasos sanguíneos marca o início da circulação entre minha mãe e eu.Eu recolho o oxigênio fornecido pela placenta ainda em formação, enquanto se desenvolve o saco amniótico ou saco de membranas que contém o líquido amniótico(ou as águas que rebentam a anunciar o início do trabalho de parto). 
A médica confirmou a minha existência para mamãe através de um aparelhinho, ultrassonografia (ecografia), a médica introduziu a sonda na vagina da mamãe para verificar os batimentos do meu coraçãozinho, porque nem sempre é possível me ver através do abdomen da mamãe antes das 8 semanas.

O meu tamanho é medido em termos de comprimento cabeça-nádegas, até às 14 semanas de gravidez. é uma medida que também é utilizada para calcular as semanas da gravidez e, assim sendo, a data prevista para eu nascer (DPP= Data  provável do parto)"
6ªsemana
"Mamãe é natural que as alterações hormonais bruscas ocorridas nesta fase lhe causem náuseas que, em geral, surgem de manhã, mas podem estender-se por todo o dia, para as controlar deve comer em poucas quantidades mas com frequência, dando prioridade a alimentos de sabor leve.
.Neste momento, deve sentir maior sensibilidade e inchado nos seios, assim como um certo cansaço. Podem ocorrer certas alterações mamárias, depois da estimulação hormonal das glândulas mamárias. Os seios endurecem e os mamilos começam a inchar. Por sua vez, as auréolas mamárias – os círculos de pele mais escura à volta dos mamilos, escurecem e surgem veias azuladas à medida que aumenta o fluxo de sangue.
A grande quantidade de hormonas (hormônios) presentes no seu corpo, fazem com que possa passar por alterações de humor, irritabilidade e confusão de sentimentos. Veja essas alterações como uma fase natural do processo de gravidez.
Nesta semana é comum sentir os sintomas clássicos da gravidez, podendo mesmo reparar em sangramentos de cor castanha na roupa interior. Verifique se tais sangramentos são abundantes. Nesse caso poderá estar perante um caso de gravidez extrauterina (ou gravidez ectópica) ou de aborto espontâneo(o que é comum nas primeiras semanas da gravidez).
Finalmente, o cordão umbilical está for­mado. Os meus dedos das mãos, os olhos e as minhas ore­lhas começam a desenvolver-se.Pareço um cavalo-marinho, com uma grande cabeça e uma cauda.
Eu estou dentro de uma espécie de bolha de líquido, ou vesícula umbilical, que me fornece oxigênio e nutrientes antes da formação total da placenta. Essa bolha de líquido adquire mais tarde o nome de saco amniótico (que contém o líquido amniótico), é ele que se rompe anunciando que se aproxima a hora que eu vou estar nos braços da mamãe.
A minha cabeça é desproporcional em relação ao resto do meu corpo, correspondendo a 1/3 do total do corpo. Isto porque em conjunto com o cérebro, o desenvolvimento é muito rápido nesta fase. Esta desproporção é uma tendência normal nas crianças, mesmo durante os primeiros anos de vida. Em paralelo, surgem determinados botões que estão na origem dos meus membros. Na base da cabeça há pregas a marcar a fundação do rosto, principalmente as orelhas e os olhos, que se encontram agora separados. 
Se registra um desenvolvimento dos meus dedos e  pernas, deixando adivinhar a forma dos dedos. A coluna vertebral começa a ganhar forma com o surgimento das vértebras. 
Meu coração que já bate, apresenta apenas 2 cavidades em vez das 4 normais, tendo em conta que a circulação ainda não se desenvolveu por completo. O sistema nervoso central já está mais desenvolvido. O tubo neural encontra-se fechado e o cérebro desenvolve-se em uma de suas pontas. Meu fígado é o primeiro órgão do sistema digestivo que se forma.
"Assim agora eu flutuo numa bolsa de líquido. Possuo cérebro, espinha e um sistema nervoso central simples,  não sou lá muito bonito,  mas com o passar do tempo eu vou ficar bonito, fofinho, mamãe pode crer, eu não ficarei assim:"




Sem comentários:

Enviar um comentário