quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

7ª Semana de Gestaçãodo Bebê

Mensagens Para Orkut

Mamãe já tenho 7 semanas a sua barriga ainda não é proeminente, mas o aumento da produção hormonal está a causar-lhe uma fadiga intensa e um sono incontrolável, não é mesmo? porém terá maior consciência do seu "estado de graça", isto porque seus hormônios estão bastante ativos.Se fizesse uma  ultrassonografia (ou ecografia),neste momento,  poderia constatar meus pequenos movimentos. Mas sentir mesmo,  quando eu me mexo  dentro de si ainda é cedo, tenha paciência! Só por volta das 18 semanas. 
Mamãe se pudesse me ver agora os meus dedinhos das mãos e dos pés estão completos, só que têm uma membrana a uní-los. Embora eu só  esteja do tamanho de um botão médio,  já sou visível na ultrassonografia. Estou prestes a passar de embrião para feto com o tamanho de um feijão
Sabe mamãe nesta fase, os meus tecidos e os órgãos formados na fase embrionária amadurecem. As glândulas sexuais estão a desenvolver-se, embora não se possa ainda detectar o meu sexo.A minha "cauda" 
começa a aumentar. Vou crescer o dobro nesta semana, sabe quanto vou medir agora?  cerca de 1 centímetro (incrível como sou tão pequeno, não é mesmo?), mas o meu  esqueleto adquiriu forma, assim como os membros . Meus braços e as pernas ganham maior visibilidade, adquirindo a forma de remo. Tenho um pescoço grande separando a cabeça do corpo. 
A placenta continua a se formar, já começa a fornecer elementos nutritivos do seu corpo para mim, eliminando também os resíduos produzidos. O cordão umbilical, essa linha de vida que nos une, começa a crescer e a se expandir. 
Agora meu coração contém  quatro cavidades e os batimentos cardíacos se acentuam e tornam-se regulares.Os meus pulmões, ossos e músculos começam a se formar. Já tenho apêndice. São tantas mudanças, a base do meu rosto começa a definir, ou seja as cavidades nasal e oral desenvolvem-se para dar lugar aos olhos, boca e orelhas. Surgiu uma mancha escura que é onde os meus olhos e minhas pálpebras vão se formar, os meus lábios e minha língua já estão formados, a minha cabeça e meu cérebro cresceram rápido, ganhando saliências que correspondem a 3 partes do cérebro (não se assuste eu não tenho 3 cabeças): mesencéfalo, que coordena as mensagens; Cérebro anterior, encarregado de controlar a memória e o pensamento;  Cerebelo ou coluna cerebral, zona que regula a respiração, o coração e os movimentos musculares, portanto a área vital. É a fase da neurogênese,  um processo extremamente rápido de divisão celular que produz os neurônios. O meu cérebro terá um mil milhões de neurônios. A maior parte dos “circuitos” de processamento de informação são formados durante os primeiros quatro meses de gravidez). Por mais incrível que possa parecer, ao contrário de outras partes do corpo humano, o cérebro não gera novas células (embora existam novas pesquisas que falam da criação de determinados tipos de neurônios). No entanto, embora sejam de difícil renovação, os neurônios têm uma duração de vida muito longa (cerca de 100 anos). 
Eu não disse que ia ficar bonitinho? Ainda continuo feinho, mas já estou começando a parecer um bebê  não pareço nem um girino e nem um cavalo marinho como antes. 
Vou resumir as minhas mudanças nesta semana : Mudanças importantes estão ocorrendo nas características faciais, membros e corpo: um rosto com uma perfuração onde será a boca, a íris dos olhos (que dá a cor) começa a se desenvolver e as narinas aparecem; os intestinos estão se desenvolvendo e o apêndice está presente; o pâncreas  (sabia que tinha esquecido de algo também com tantas mudanças a ocorrerem ao mesmo tempo) – que produz a insulina – também já está lá; os pulmões começam a aparecer, glândula pituitária (esqueci essa também) e as fibras musculares também estão crescendo; nos brotos dos membros superiores começam a se formar as mãos e os ombros. As glândulas mamárias começam a ser esboçadas.



http://proflilianem3.no.comunidades.net/index.php?pagina=1182699201

http://www.agravidez.com

Sem comentários:

Enviar um comentário