quarta-feira, 13 de março de 2013

16ª semana de Gestação do Bebê





Mamãe nesta semana já sabe os resultados dos exames que fez, se fosse fazer a ultrassonografia já iria ouvir o meu coração bater. A mamãe tem sempre muito cuidado com a  higiene, principalmente a íntima, deve continuar para prevenir as infecções de pele, mas não tome  banho com a água demasiado quente. Não se esqueça de lavar bem as mãos , quando cozinhar, interagir com o Teddy  e com outros animais domésticos ou nas outras situações em que se encontre sujeito a bactérias.
É provável que note que também está a transpirar mais, mas é perfeitamente normal. Tenha apenas em atenção o uso do desodorante. Certifique-se que não é alérgica e use de preferência produtos de origem natural.
As mudanças no seu corpo vão ser cada vez mais notórias. Em determinados dias vai estar muito contente com a sua barriguinha, no entanto, em outros dias pode-se sentir mais em baixo por estar a engordar.
O seu útero cresceu para fora da pelve e, por isso, a vontade de urinar deixa de ser cons­tante, uma vez que a bexiga já não se encontra tão pressionada.
O interesse sexual pode aumentar.

Quanto a mim  ainda tenho pouca gordura e os meus vasos sanguíneos são visíveis, meço cerca de 12 centímetros de comprimento e peso 130 gramas, minhas pernas já são maiores do que os braços, se eu fosse uma menina o ovário já  teria folículo primordial e ovogônias, meus ossos são visíveis por ecografia, já estou completamente formado, aliás já não sou visível por inteiro, por isso quando for fazer a 2ª ultrassonografia/morfológica, o médico irá me mostrar por partes. No final desta semana meus olhos e orelhas estão implantados no local próximo do definitivo.
 Já faço algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas, meu rosto já tem um aspecto humano, já consigo segurar a minha cabeça mais direita, bocejar e até chupar meu dedinho 
Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.
Estou na fase de elaboração da propiocepção ou cinestesia (consciência do corpo e movimento). posso  mesmo começar a desenvolver determinados reflexos.
Faço variados movimentos, mas que são subtis. Ao inicio  não terá a certeza de que movimentos se tratam, sabe apenas que são os meus movimentos. Imagine as reviravoltas de uma borboleta pequenina, ou as bolhinhas de uma bebida gasificada, isto é, um movimento minúsculo, indiscernível, que até pode confundir com gases intestinais. Por isso é normal que sinta ansiedade devido ao fato de não saber se estou ou não a me movimentar, não se preocupe, com o tempo os meus movimentos vão se tornar mais fortes, semana a semana, de maneira que não duvidará quando eu me mexer.

http://www.institutodelta.com br
http://www.net-bebes.com/gravidez/evolucaodofeto/desenvolvimento-do-feto-da-19%C2%AA-a-20%C2%AA-semana-de-gravidez
http://www.agravidez.com








 

    

Sem comentários:

Enviar um comentário