quarta-feira, 20 de março de 2013

17ª Semana de Gestação do Bebê





Mamãe nesta semana, a 17ª da gestação, é comum ter os seios sensíveis e o útero, agora deslocado para cima, pressiona menos a bexiga.O aumento do volume de sangue na circulação provoca um aumento da pressão dos capilares, o que por vezes poderá causar sangramento do nariz.Também é comum sofrer de mãos e pés inchados devido à retenção de água. Até o momento  deve estar super feliz por  agora estar tudo dando certo na  gravidez e super curiosa com as novidades que estão por vir não é mesmo? Essa sensação é sem dúvida uma das mais realizadoras e maravilhosas que uma mulher pode presenciar que deve ser comemorada a cada dia dia. Apesar de ser um momento super emocionante da sua vida,  não deve esquecer que também é um momento delicado e que  tem que se cuidar, além disso, é muito importante que  não deixe de fazer o acompanhamento médico, pois através dele o seu médico pode reduzir as chances de possíveis problemas. 
Como é magra talvez já consiga sentir os meus movimentos.
Os seus hormônios estão preparando os seus seios para a produção do leite materno, o suprimento de sangue para os seios aumentam e as glândulas que produzem o leite estão crescendo em preparação para a minha amamentação, certamente os seus seios estão crescendo cada vez mais. A esta altura os sutiãs que usava antes da gestação estão ficando cada vez mais apertados não é mesmo? Pois é, isso indica que logo terá que comprar novos sutiãs. 
É importante que  evite frenqüentar ambientes e situações muito stressantes, principalmente se for colocado muita pressão sobre si. O stress pode ter um impacto muito negativo sobre a gravidez e o parto. Além disso, existem muitos estudos que indicam que o stress durante a gravidez pode contribuir para complicações durante a gestação, incluindo o trabalho do parto prematuro. Alguns estudos indicam que os níveis de stress elevado, especialmente nas semanas 18 e 20 da gestação, também podem resultar no aumento de um hormônio chamado CRH (Hormônio liberador de corticotrofina), que tem sido associada ao parto prematuro. Esse hormônio pode fazer com que o seu corpo libere prostaglandinas, que podem resultar em contrações. Portanto, é muito importante que se esforce para evitar o stress durante a gestação. Há casos em que apesar de tentar evitar o stress, não consegue controlá-lo, ele simplemente acontece. No entanto, existem muitas atividades que pode fazer para amenizá-lo, como por exemplo Ioga ou meditação. Essas, são duas alternativas muito efetivas para evitar os níveis de stress durante a gestação. Se  nunca praticou ou sempre teve curiosidade sobre essas atividades, chegou a hora!
Nesta semana a mamãe ficou muito cansada e precisou ficar em casa descansando.

Eu já devo estar medindo  11-12 cm e pesando 100 gr, consigo caber na palma da sua mão. Nesta semana é possível distinguir o cérebro feminino do masculino.Começo a acumular gordura que desempenhará um papel importante na produção de calor quando eu nascer.A placenta também está a crescer rapidamente adquirindo uma superfície que facilitará o fornecimento de meus nutrientes  e remover minhas excreções.Não são criadas estruturas novas, apenas as existentes se tornam mais fortes. O lanugo macio forma padrões encaracolados, por todo o meu corpo . Minha pele ainda é frágil e muito fina porque  ainda tenho muito pouca gordura no meu sistema. Além do lanugo, meu corpo  também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a minha pele. 
 Meu peito  faz movimentos respiratórios, muito semelhantes aqueles que farei quando nascer, no entanto  não estou realmente a respirar pois o meu oxigênio é fornecido através do cordão umbilical. A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para mim, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para mim.  
Como toda criança gosta de se distrair brincando, não será diferente comigo, que a essas horas já brinco com o cordão umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a minha forcinha, mas não se preocupe, pois  não seguro por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar  Afinal não acontece nada que possa me prejudicar.Outras habilidades que eu estou  aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que eu me alimente com maior facilidade. 
Os cientistas presumem que eu sonho muito durante esta fase.

http://www.agravidez.com
http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana16.htm









Sem comentários:

Enviar um comentário