quarta-feira, 12 de junho de 2013

29ª Semana de Gestação do Bebê


Bebês: 4







Mamãe estamos na 29ª semana de gestação é comum aparecerem varizes, isto porque as veias que transportam o sangue das pernas para o coração sofrem um considerável aumento de pressão arterial. Os seus tornozelos e pés também podem começar a inchar, devido a dificuldades na circulação do sangue. Não se esqueça de usar meia elástica e elevar as pernas por alguns minutos do dia. O coração e os rins trabalham arduamente para normalizar a circulação sanguínea (o volume sanguíneo aumenta cerca de 50% durante a gravidez) e processar os líquidos da gestação. É bom ficar atenta ao seu ganho de peso: se você não estiver exagerando na comida, um aumento de mais de 500g por semana pode ser um dos primeiros sinais de que você poderá desenvolver problemas de pressão alta na gravidez.Os seios vão produzir uma quantidade maior de colostro pelo que é recomendável que use um sutiã com material absorvente. Alimente-se com lanches saudáveis, que aumente a sua ingestão calórica diária em cerca de 300 calorias. A pressão sobre a bexiga pode causar alguma incontinência urinária e visitas cada vez mais frequentes ao banheiro
Continue a praticar os exercícios de Kegel. Estes exercícios ajudam a fortalecer a zona do períneo (área muscular situada entre a vagina e o ânus e que desempenha um papel fundamental no parto). Estes exercícios são muito simples e fáceis de fazer e consistem em contrair os músculos da zona pélvica de forma sequencial e firme. Ainda se lembra como fazê-los? se não se lembra "rebobine" algumas semanas atrás!
Os seus pulmões absorvem cerca de 20% de oxigénio a mais para também me alimentar.
Algumas dicas :
Já sou sensível à luz. Estimule-me, aproximando e afastando um foco de luz da sua barriga
Está na hora de comprar os primeiros produtos de higiene para o mim e preparar o enxoval, já deu uma olhadinha na lista? Já que meu bisavô e o Mumum deram "carta branca" e "luz verde", vamos juntos com o papai escolher o meu "possante" para eu passear e também o conjunto para me levar quando eu sair da maternidade e para quando for visitar à família? Vamos aproveitar e escolher também o "muda fraldas" móvel e fixo, que a Miminha acrescentou na lista?
É aconselhável lavar a minha roupa à mão, ou sem ser misturada com a restante roupa e com um detergente específico que minimize o risco de alergias ou irritações. 
Poderá começar a pensar no seu plano de parto
No entanto estas semanas são cruciais para mim, estou acumulando gordura que me vão ajudar a manter-me quente no mundo exterior e os meus pulmões estão a preparar-se para uma respiração autônoma.
Meço cerca de 36-38 cm e peso cerca de 1100-1220 gr.
A minha cabeça é agora proporcional aos braços e pernas, a gordura na parte cutânea dão lhe um aspecto menos enrugado. Já não se vê a rede de pequenos vasos sanguíneos na pele que se vai tornando mais grossa. Os meus olhos movem-se nas órbitas, conseguem focar e também piscar, já poderei ver sombras e silhuetas de formas do mundo exterior.Os meus pulmões continuam-se a desenvolver, cresço em média 1cm por semana.
O cérebro continua a desenvolver-se à medida que as ligações neuronais se complexificam: já controlo a respiração e a temperatura corporal e já reajo à dor como um recém-nascido. Os órgãos continuam a crescer, acompanhando o meu crescimento geral
Os sentidos apuram-se, Tornando-me sensível à luz, aos ruídos, ao gosto e cheiros

http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/29-semana-de-gravidez-seu-bebe-esta-cada-vez-mais-ativo-e-brincalhao/
http://www.maemequer.pt/estou-gravida/como-cresce-o-bebe/semana-a-semana/29a-semana-da-gravidez#.UbjOWuebO_o










Sem comentários:

Enviar um comentário