quarta-feira, 5 de junho de 2013

28ª Semana de gestação do Bebê


Recados Online

Mamãe nesta semana o seu útero terá crescido cerca de quatro centímetros no último mês, e começa a pressionar a caixa torácica, de maneira a empurrar as costelas inferiores, causando algum desconforto, porém, leve. Agora terá mais consultas, em alguns locais, duas vezes por semana, até às 36 semanas. Entre esta e as 32 semanas, o médico recomendará um teste de glicose e exame de sangue para verificar se tem anemia. Consoante os factores de risco da gravidez, durante o terceiro trimestre o médico assistente poderá recomendar a repetição de análises ao sangue para rastreio de VIH e sífilis, bem como culturas de detecção de infecção por clamídia e gonorreia, para ter toda a certeza sobre o seu estado de saúde antes do parto. (A identificação e o tratamento destas infecções é crucial para a sua saúde e a minha). Se as análises efectuadas na primeira consulta pré-natal tiverem determinado que o seu tipo de sangue é Rh negativo, receberá uma injeção de imunoglobulina Rh, para impedir que o seu organismo desenvolva anticorpos que ataquem o meu sangue . (Se eu for Rh positivo, receberá outra injecção de imunoglobulina Rh após o parto). Sente arrepios nas pernas durante a noite? Pontadas na parte inferior das pernas e uma necessidade irresistível de as mexer é conhecido como síndrome das pernas inquietas (SPI). Não se conhecem as causas da SPI, mas é comum em mulheres grávidas, e pode dificultar a tentativa de se descontraírem quando estão sentadas durante algum tempo ou tentam adormecer. Alguns investigadores calculam que até 20% das mulheres grávidas sentem pontadas ou ardor nas pernas, nos últimos meses da gravidez. Estas sensações desaparecem provavelmente algumas semanas após o nascimento do bebé. Até lá, tente estas sugestões:
• Reduza a cafeína e evite anti-histamínicos, já que podem agravar o síndrome das pernas inquietas.
• Massaje as barrigas das pernas (ou, ainda melhor, peça ao seu companheiro que o faça) quando estiverem tensas.
• Aplique compressas quentes ou frias nas pernas ou tome um banho de água morna ou fresca.
Alguns estudos demonstram que suplementos de ferro ajudam a aliviar o desconforto, mas fale com o seu médico antes de os tomar. É possível que o suplemento vitamínico pré-natal já contenha ferro suficiente.
Sabe porque deve dormir para o lado esquerdo? Porque a veia cava - a veia que devolve ao coração o sangue proveniente da parte inferior do corpo - acompanha o lado direito da coluna e pode ficar comprimida sob o útero aumentado se dormir de costas. A compressão da veia cava pode causar tonturas e náuseas, bem como reduzir o fluxo sanguíneo em direcção à placenta e ao bebé. Deste modo, deitar-se sobre o lado esquerdo ajuda a garantir uma circulação correcta. No entanto, se não se sentir confortável sobre o lado esquerdo ou se mudar de posição durante a noite, não há motivo para pânico: as mulheres com compressão da veia cava têm uma maior probabilidade de mudar inconscientemente de posição durante o sono, de modo a dormirem para o lado esquerdo, afirma o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, na Califórnia.

Depoimentos de algumas mamães que estão  no 3º trimestre de gravidez.
"Estou grávida de 28 semanas e não consigo expirar pelas duas narinas ao mesmo tempo desde que descobri que estava grávida!" — 
"Comecei a sonhar acordada com o meu bebé. Estou sempre a pensar nele. Mal posso esperar pelo parto. Senti esta mudança no início do terceiro trimestre. Adoro-te, meu bebé!" — 
Eu já meço cerca de 35-37 cm e peso cerca de 1000-1100 gr.
A minha cabeça  agora está mais proporcional ao resto do corpo. O cabelo está a crescer rapidamente e o lanugo começa a desaparecer, permanecendo algum à volta do pescoço e dos ombros. A pele agora é húmida e brilhante, e coberta de vérnix (camada serosa). Em geral ainda tenho um aspecto enrugado.
O desenvolvimento dos meus pulmões está quase terminado. A quantidade de gordura também está a aumentar, o que vai facilitar a equipa médica na determinação da minha posição. No entanto eu ainda preciso engordar de maneira a regular a minha própria temperatura quando estiver fora do útero.
Como sou do sexo masculino, os testículos podem já ter descido até ao escroto, mas em alguns casos só acontece depois do nascimento. No que toca a movimentos, posso me mexer fazendo puxões na sua barriga para lhe mostrar que não estou confortável. Se eu ouvir um som forte, posso me assustar.
Neste momento também reajo aos químicos e aos hormônios da mamãe que entram diretamente no organismo através do cordão umbilical.

http://www.agravidez.com

http://crescer.sapo.pt/gravidez/guia-da-gravidez/esta-gravida-de-28-semanas-ja-so-faltam-84-dias







Sem comentários:

Enviar um comentário