sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

6º Mês do Bebê

Hoje completo 6 meses de vida, já notou mamãe como eu  gosto que as pessoas me notem e chamo  o papai e a mamãe para estarem junto de mim? Viro-se em direção a quem me chama, estranho as pessoas desconhecidas e paro de chorar quando ouço música.
Nesta fase, eu gosto de pegar tudo o que está ao meu alcance e levo tudo à boca, para experimentar texturas, sabores e consistência. As brincadeiras fazem parte do desenvolvimento mental e social da criança. Eu posso prestar atenção até 30 minutos seguidos.
Peso cerca de 7550 g e tenho cerca de 64 cm de comprimento, minha cabeça (perímetro cefálico mede cerca de 42,5 cm ( se fosse menina pesaria cerca de 7.300 g teria 63 cm de comprimento e 41,5 cm de perímetro cefálico). Em geral, os bebêss nessa fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600g por mês.
Já poderei dormir sozinho no meu próprio quarto. É bom deixar sempre uma luz de presença azulada acesa durante a noite para facilitar a minha adaptação. Além da porta aberta, que pode fazer com que eu fique mais tranquilo por sentir a presença do papai e da mamãe.
Começo a brincar de esconder meu rosto com uma fralda. Sento com apoio e tento vocalizar vogais e consoantes, por isso os pais devem falar com ele com linguagem adulta e não com palavras no diminutivo. A minha linguagem  está se desenvolvendo e  passo bastante tempo balbuciando, nesta fase, novas consoantes como Z, F e T. (Os bebês que balbuciam mais e com tonalidades diferentes demonstram um excelente desenvolvimento da sua inteligência).
Os dentes da frente, incisivo central de baixo e a seguir de cima, começam a nascer entre os 6 e 8 meses. Podendo acompanhar de sintomas como agitação, diminuição do sono, diminuição do apetite, tosse seca, fezes mais líquidas, coriza e possivelmente elevação ligeira da temperatura corporal.
A alimentação do bebê aos 6 meses começa a se diferenciar e a introdução de novos alimentos faz parte não só da sua nutrição mas também do seu desenvolvimento cognitivo.
Ao se completar os 6 meses de idade, o bebê deve começar a comer purês de legumes para começar a se adaptar a alimentos com sabor e consistência diferentes. Nessa idade também o bebê tem uma maturidade intestinal que lhe permite digerir os alimentos e a sua fase de desenvolvimento físico também requer alimentos com valor nutricional diferente ao do leite que lhe foi oferecido até agora.
A alimentação do bebê aos seis meses é um marco importante para o bebe e para os pais, já que esta é a idade em que se inicia o desmame, uma vez que a partir deste momento os nutrientes do leite como fonte alimentar exclusiva, passam a ser insuficientes para suprir todas as necessidades do bebê.
Inserir carne nesta fase evita a anemia, mas introduza gradualmente, basta 5 gramas ao almoço e 5 gramas ao jantar. O aconselhável é começar pelo frango e depois a carne de vaca e a seguir carneiro. Relativamente aos vegetais, o arroz, a batata, a cenoura, a abóbora devem ser os primeiros a serem introduzidos, mas sempre oferecendo o mesmo alimento repetido a cada 3 dias seguidos para reconhecer e poder associar alguma reação alérgica que possa surgir. É natural que após as primeiras refeições o bebê não coma satisfatoriamente e tenha que completar com o leite materno ou mamadeira. Inicie a introdução dos alimentos oferecendo apenas uma refeição por dia e evoluindo até  conseguir englobar 4 ou cinco refeições.É importante não oferecer a sopa na mamadeira, nem adicionar sal às refeições até o primeiro ano de idade.
Mamãe me deite numa superfície plana, de barriga para baixo e se deita de frente para mim colocando um brinquedo interessante (com luzes ou som, utilize o trenzinho que a Miminha tem guardado para mim), ligeiramente fora do meu alcance. O brinquedo deve ser arrastado para frente e para trás, assim  eu vou  me agitar para tentar alcançar o brinquedo me deslocando um pouco. Colocar as mãos na sola do meu pé, fará com que eu naturalmente ao me esticar faça força contra as mãos e avance. Especialmente no início da brincadeira, deverá existir um momento em que eu agarre o brinquedo, assim deve me dar os parabéns com alegria por  eu ter alcançado. (Os bebês estão sempre se contorcendo o que naturalmente forma de ligações nervosas ligadas ao desenvolvimento motor, que preparam para a ação de gatinhar). Este tipo de brincadeira está aconselhada para bebês a partir dos 3 meses e desenvolve autoconfiança.
Quer saber se eu estou me alimentando bem? Faça o "teste da fralda", ou seja, preste atenção ao número e conteúdo de fraldas troca ao longo do dia. 
O bebê estará bem alimentado sempre que estiver alerta e ativo, caso contrário posso estar desidratado e isso indica que não estou mamando o volume suficiente. Neste caso aumente o numero de vezes que oferece a mama, no caso de mamadeira ofereça água também. O bebê deve fazer xixi entre seis e oito vezes ao dia e a urina deve ser clara e diluída. O uso de fraldas de pano facilitam esta avaliação. No que diz respeito às evacuações, as fezes duras e secas podem indicar que a quantidade de leite ingerida não está sendo suficiente. Se o bebê não fizer cocô também.
http://www.tuasaude.com/bebe-com-6-meses/

Sem comentários:

Enviar um comentário