segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Primeiros dentes do Léo

Mamãe fiquei mais "velhinho" começaram os problemas da idade, estou com 2 deles:
1. Bronquiolite- Graças a Deus estou recuperando, tive que receber  "fuminhos" (tratamento com corticóide, um poderoso anti inflamatório e um broncodilatador através da nebulização-aerossóis).
2. Erupção dos dentinhos {A história começa dentro do útero. Durante a gravidez, o bebê adquiriu os chamados botões dentários, as fundações dos dentes-de-leite (ou dentes decíduos, no termo técnico). Esses botões começam a romper a superfície da gengiva em algum momento entre os 3 e os 12 meses. O mais comum é o primeiro dentinho -- um sinal inegável de que seu bebê está crescendo -- por volta dos 6 meses, que é também o momento em que a dieta dele passa a incluir alimentos sólidos. Quando tiver 3 anos, a criança terá a boca cheia de dentes, e já poderá escová-los sozinho (com um pouco de ajuda) -- um passo importante no caminho para assumir seus cuidados pessoais.}que  faz com que eu tenha os sintomas, embora os especialistas não chegaram a um entendimento se realmente são causados pelo rompimento dos dentes:

  • "Baba" (aumento da saliva que pode depois provocar uma irritação na pele ao redor da boca)
  • Inchaço e sensibilidade na gengiva
  • Irritabilidade e mau humor
  • Tentativa de morder tudo o que está pela frente
  • Falta de apetite
  • Problemas para dormir
  • Hábito de puxar a orelha ou colocar o dedinho dentro da orelha (a dor na gengiva costuma irradiar para essa área e o bebê coloca o dedinho ali porque algo o está incomodando)
  • Apesar de alterações no cocô, nariz escorrendo e febre serem também sintomas apontados por diversas famílias quando um novo dente está surgindo, a maioria dos especialistas não acha que a dentição é a culpada por eles e que outros sinais de alguma doença é que devem ser procurados.

O pediatra T.Berry Brazelton diz, no entanto, que o estresse associado à erupção dos dentes pode baixar a imunidade e deixar os bebês mais vulneráveis a infecções. Na dúvida, se você achar que seu filho não está bem, verifique a temperatura dele para verificar se está com febre e procure o médico para examiná-lo. Muitas vezes, infecções de ouvido podem incomodar demais uma criança sem os pais perceberem de onde vem o problema. É preciso tomar cuidado para não atribuir um mal-estar ao nascimento dos dentes e deixar de tratar uma infecção que precise de outras medidas.
Existem ainda situações raras em que os dentes apresentam dificuldade de romper, causando grande inchaço e vermelhidão na gengiva. Com aparência de "bolas vermelhas", os chamados cistos de erupção provocam desconforto para a criança, como irritabilidade, dor na gengiva e relutância para se alimentar.

O que fazer para amenizar o desconforto?
  • Dar mordedores para o pequeno morder. Se forem gelados, melhor ainda (quando o dente está quase rompendo a gengiva eles NÃO querem morder nem colocar nada na boca, talvez por que deva doer muito). Outra opção é dar paninhos molhados gelados para o bebê morder. Se o mordedor gelado não rolar, há essa alternativa.
  • Alimentos frios também ajudam. Amenizam a dor.
  • Massagem feita o dedo bem limpo ou com uma dedeira de silicone. Um método simples que não envolve alimentos é passar um dedo bem limpinho pela gengiva inchada do seu filho. Faça uma massagem firme até ouvir um barulhinho da fricção, que será, além de tudo, uma ótima distração. O alívio é temporário, mas o bebê ficará agradecido e, acima de tudo, confortado pelo seu toque. 
  • Distrair o bebé com música, novos brinquedos ou passear. 
  • Massagem com gel "calmante" ( a Madrinha foi apanhar um na loja Chicco, que a Miminha lhe disse, a base de camomila e Xilitol, um poliálcool natural de cinco átomos de carbono, é um adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo milho, framboesa, ameixa, entre outros. Também pode ser extraído de alguns tipos de cogumelo. É obtido por hidrogenação catalítica da xilose. O Xilitol é tão doce quanto a sacarose, porém cerca de 40% menos calórico).
  • Massagem de reflexologia Esta massagem de reflexologia para ajudar a reduzir a irritação do bebê, que está sofrendo com o incomodo dos primeiros dentes, envolve 3 passos.
    Passo 1
    Pressione levemente com o polegar de forma circular a parte de traz do 4 dedinhos do pé direito, um a um deslizando até a base do dedo. Não fazer no dedo grande ( hálux).
    Repita o mesmo no passo no pé esquerdo, sempre com o bebê deitado.
    Passo 2
    Pressione com o polegar, dobrando e empurrando o dedo desde a unha até a articulação do dedo, como se fosse uma minhoca deslizando. Repita 3 vezes em cada um dos pés.
    Passo 3
    Pressione suavemente cada dedo do pé para estimular a região linfática da cabeça e do peito. Esta última parte da massagem vai ajudar a fortalecer o sistema imunitário e libertar toxinas ajudando e prevenir as febres e infecções oportunistas.
  • Medicação: em alguns casos, se o desconforto estiver muito grande, o pediatra poderá indicar algum analgésico. Mas isso somente o pediatra poderá indicar (Nunca dê nenhum remédio com aspirina na fórmula, já que seu uso está associado a uma doença que pode ser fatal, a Síndrome de Reye, além de poder desencadear processos alérgicos e hemorrágicos; Não dar ervas medicinais ou outro tipo de tratamento homeopático sem o conhecimento do seu médico.)

Etapas da dentição: A primeira dentição (dentes de leite) deve estar completa até aos 3 anos e é composta por 20 dentes. Primeiros sintomas: Algumas semanas antes do aparecimento dos dentes o bebé pode começar a salivar e a babar-se mais do que o habitual, a meter as mãos na boca, a querer morder objetos duros, a irritar-se com facilidade, ficando com as gengivas vermelhas e inchadas onde os dentes estão prestes a romper. Alguns bebés podem dormir e comer mal.  Cuide desde cedo dos dentes do seu bebé: Após a erupção do primeiro dente deve começar a limpá-lo com uma compressa, uma dedeira ou uma escova macia. Esfregue suavemente as gengivas pelo menos duas vezes por dia, para eliminar a placa bacteriana e os ácidos que podem estragar os dentes, devendo uma delas ser, obrigatoriamente, após a última refeição. Pode utilizar um dentífrico fluoretado com 1000-1500 ppm (mg/l) de fluoreto, sendo a quantidade a usar idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão da própria criança.


http://www.janela-aberta-familia.org/pt/content/denticao-do-bebe
http://brasil.babycenter.com/a1500079/marcos-do-desenvolvimento-nascimento-dos-dentes#ixzz2tcFpltXX,
http://brasil.babycenter.com/a7400038/como-lidar-com-os-inc%C3%B4modos-dos-dentes-do-beb%C3%AA#ixzz2tQYbBSMj
http://www.tuasaude.com/como-aliviar-a-dor-do-nascimento-dos-dentes-do-bebe/

Sem comentários:

Enviar um comentário