quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

8ª Semana de Gestação do Bebê



Oba!  vamos ao médico. Será que o papai vem junto?.
Papai faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. envolva-se com a gravidez. Faça aquela pergunta - Será que eu também estou grávido? Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e faça você mesmo o diagnóstico: "tive vontade de ir ao obstetra junto com ela"; "estou começando a cultivar uma barriguinha - na base dos docinhos que tenho comido, é claro!" ; "fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está" ; "de repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê" ; "tenho estado tenso e com um pouco de enjôo" ; "estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai"; "oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!" É isso aí. Você está realmente grávido. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.
Mamãe estamos na 8ª semana, já reparou que a sua aréola (zona castanha à volta do mamilo) começa a desenvolver altos e a tornar-se mais escura? ela está se preparando para mais tarde me dar o leitinho.
Mamãe deve descansar e  dormir pelo menos 8 horas por dia, de forma a regular o seu corpo, nesta altura as náuseas têm tendência para serem intoleráveis, não é mesmo? mas não pode descurar de uma alimentação saudável:
Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas
Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...)
Nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína!
Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel
Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral
Tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!!
EVITE: Enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes pesadas, carnes cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.

Também não deve descurar de muito provavelmente tomar vitaminas apropriadas para a gravidez que o médico lhe vai receitar, provavelmente precisará também de suplemento de ferro, porém poderá ser rejeitado, gerando o vómito. Desta forma tente ingeri-los juntamente com as refeições, ou então opte por tomá-los à noite. O facto de os tomar sem ser de estômago vazio já a poderá ajudar no seu processo de absorção. Se tiver muitos vômitos o médico poderá lhe receitar o medicamento próprio.

Mamãe sabia que o seu útero terá aproximadamente o mesmo tamanho de uma maçã? Mas a senhora pouco notará, se já tivesse outros filhos poderia constatar a cintura a expandir.

Agora também poderá sentir-se como uma adolescente outra vez, isto porque provavelmente aparecerão borbulhas, acne, problemas de pele, pele oleosa, mas descanse que tudo isto passará logo após o parto. 

Aproveite também para se manter em forma, pratique algum esporte moderado, procure classes de exercício físico especializadas para grávidas e verá que se sentirá melhor.

Quanto a mim, agora eu já não sou mais um embrião e sim um feto.  Eu tenho, neste momento o tamanho e a forma de um feijão. Meço entre 14 a 25 mm da cabeça às nádegas e peso 4 g. Se pudesse me ver constataria que já tenho forma humana, sendo que o meu corpo  perde a estrutura em curva e se endireita mais. Os meus membros são mais proporcionais; a minha pele é transparente deixando ver os vasos sanguíneos. As minhas orelhas e as pálpebras continuam em formação e os meus olhos, que continuam afastados entre si, começam a centralizar-se no rosto. O lábio superior, o nariz e as orelhas estão começando a se formar. Também veria os dedos das mãos e dos pés, ligados por uma membrana. O  meu corpo se estende, já é  possível reconhecer onde se encontrarão depois os meus braços e pernas. Os ossos estão mais longos e duros, as minhas articulações (pulsos,ombros e cotovelos) podem ser vistas através da pele, a qual é translúcida. O meu esqueleto é formado por uma cartilagem macia e flexível que começa a endurecer e alongar-se. 
As quatro cavidades do meu coração estão em formação, ele bate muito rápido, cerca de 170 vezes por minuto. Os meus  rins estão preparados para produzir urina. Os meus  órgãos como os pulmões, o estômago e o fígado, funcionam e continuam a se desenvolver. Meus intestinos são compridos e alguns deles formam uma protuberância que dará origem ao cordão umbilical, esse fio que nos liga. Nesse momento, eu vivo dentro do líquido amniótico, constituído na sua maioria por água, que me mantém a uma temperatura constante e me protege de choques. 
Sabe mamãe eu já faço os primeiros movimentos, como pequenos pontapés após receber em meus músculos mensagens dos nervos. Mensagens essas que agora chegam da medula espinal e não do coração, como anteriormente. 
A minha alimentação é fornecida pela placenta, através do cordão umbilical ligado ao útero.A partir de agora, este será o meu único sistema de alimentação durante toda a gravidez, fornecendo alimentos, água e oxigênio .Através deste meio eu também posso receber substâncias nocivas ingeridas pela senhoa mamãe. Por isso, tenha cuidado com o consumo de medicamentos, álcool ou nicotina! pois se  trata da minha saúde!
http://www.agravidez.com
http://bebes.kazulo.pt/4987/semana-8.htm
http://www.clinicafgo.com.br/semana8.html
http://bbgravidezematernidade.blogspot.pt/2010/08/8-semana-de-gravidez.html


Sem comentários:

Enviar um comentário