quarta-feira, 3 de abril de 2013

19ª Semana de Gestação do Bebê

recados, imagenes, mensagens de bebes para orkut
Mamãe chegamos a 19ª Semana de gestação, mas ainda não sabe se sou menino ou menina, está ansiosa para fazer a ultrasonografia morfológica/2º trimestre e ver o meu "documento". Nesse exame, sou visto em detalhes, a procura de possíveis defeitos genéticos e outras más formações. A época ideal para fazer esse exame é entre 20 e 22 semanas, quando também meu sexo  é melhor visualizado. Lembre-se que nem sempre é possível identificar o sexo no momento do exame. Isso depende não somente do profissional que está realizando, mas também da minha posição  naquele momento!  eu posso estar virado no momento em que a sonda passar e não aparecer.Seu corpo continua se adaptando a nova realidade e o útero pode ser sentido a 1 cm do seu umbigo. O útero pesa em torno de 320g e seus seios podem ter tido um aumento de 180g cada um. Um efeito comparável ao silicone!A sua energia e libido estão voltando: devido ao aumento de produção de estrogênio e ao aumento do fluxo sanguíneo na zona pélvica. Notará o desenvolvimento do metabolismo, que ajuda a melhorar o seu aspecto, além de outros benefícios. No entanto, pode estar notando várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes  (estrogênio) e vão desaparecer após o parto. Pode desenvolver a "máscara da gravidez" ou "cloasma gravídico" - manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. Sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias.Notará também um aumento de peso nas coxas e no bumbum.Comece a praticar exercício físico, sobretudo para que se sinta preparada para quando chegar a hora do parto.A nível emocional tente controlar a sua ansiedade. É muito importante que se mantenha calma. Todas as questões e dúvidas que tenha acumuladas na sua cabeça, não as guarde para si: fale com o seu médico, com a vovó ou com a miminha.
Papai já é capaz de sentir os meus movimentos. Pode estar pensando se será um bom pai. Deve estar muito preocupado,esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para aprender. Discuta sobre isso com a mamãe e amigos que já tenham vivido essa experiência. Se teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que vai colocar no mundo vai tender a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos. Mãos à obra, papai!


Eu meço aproximadamente 13-15 cm de comprimento e peso cerca de 200gr. Quanto ao aspecto, as minhas orelhas já estão bem desenvolvidas e estão na sua posição definitiva, ao lado da cabeça.Os botões dos dentes de leite e também dos permanentes estão devidamente posicionados, por detrás dos dentinhos de leite. A pele está agora enrugada e coberta por vérnix caseoso, que vai servir como um casaco impermeável e ao mesmo tempo vai me proteger de algumas infecções. Meu cérebro está desenvolvido agora tenho maior controle dos movimento. Já tenho o mesmo número de células nervosas que um adulto, no entanto, os nervos ainda têm de receber uma camada protetora de mielina. O sistema que rege a minha temperatura continua em desenvolvimento. Nesta fase estão a ser depositadas pequenas quantidades de “gordura castanha” à volta do meu pescoço, peito e região inguinal.A placenta já está completa e tem quase o mesmo tamanho que o meu e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.. Quanto ao líquido amniótico, este não ultrapassa uma chávena. Nesta altura, talvez já tenha sentido os meus movimentos, embora possa não se aperceber de nada até às 22 semanas, pois ainda sou pequenino, pé que dá chutes tem apenas dois centímetros de comprimento. Eu tem um controle maior sobre os movimentos e uso as articulações para chutar e dar murros. Caso me pudesse ver, iria ver a minha língua quando abrisse a boca, como também as alterações nas expressões faciais. Tenho movimentos voluntários, mostrando que meu cérebro está bem conectado com o restante do meu corpo. Os neurônios (células principais do sistema nervoso central) estão crescendo e fazendo suas conexões para permitir o bom funcionamento do meu corpo.cabeça continua bem maior do que o resto do corpo, devido ao tamanho do cérebro.Tenho períodos de sono e alerta intermitentes. Durmo mais ou menos por uma hora e acordo mais ou menos por uma hora. Também posso ter uma posição favorita para dormir. Se eu fosse uma menina meus ovários  já conteriam os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida e o meu útero também estaria completamente formado

http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/19-semana-de-gravidez-perninhas-e-bracinhos-mais-proporcionais/
http://www.agravidez.com
http://www.clinicafgo.com.br/semana19.html








 



2 comentários:

  1. Olá Céu! Bem disposta?

    Procurando acompanhar esta “viagem” do seu bébé, assumo que tento ser assíduo todas as semanas!

    Chegado à 19ª semana de gestação do seu bébé, creio que chegou o momento de expor a minha primeira dúvida há já algumas semanas a latejar a minha curiosidade.

    A Céu, começa este artigo a fazer referência ao exame de ultrasonografia morfológica, cujo exame tem uma observação mais analítica procurando «possíveis defeitos genéticos e outras más formações». E é por referir os «possíveis defeitos genéticos e más formações» que eu presumi que se aproximava o momento de lhe questionar sobre a possibilidade de o bébé ser portador do Síndrome de Dawn (vulgo Trissumía 21). O que a minha curiosidade apela é que me elucide sobre o que está na base dessa eventual “deformação” (se bem que o termo “deformação” possa não ser o termo mais correcto, ou talvez seja). Tratar-se-á de um erro de cópia do material genético (por exemplo: as cadeias de ADN)? Tratar-se-á de situações de hereditariedade dos pais ou de gerações anteriores?

    Beijinhos!

    Pedro

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Pedro pelo seu comentário!
    Transcrevo este texto para tentar responder à sua questão:
    É uma alteração genética, que ocorre durante a divisão celular do embrião.
    O indivíduo com Trissomia 21 possui 47 cromossomas (e não 46), sendo o cromossoma extra ligado ao par 21.
    1. Trissomia
    A trissomia consiste na presença de três (e não duas, como seria normal) cromossomas de um tipo específico num organismo. Portanto, a presença de três cromossomas 21 é designada de trissomia 21. A maioria das trissomias resultam num número variável de deficiências à nascença (geralmente presentes na maioria dos indivíduos com cromossomas extra). Muitas trissomias resultam em mortes precoces. Uma trissomia diz-se parcial quando parte de um cromossoma extra (e não todo) é acoplado a um dos outros cromossomas. Uma trissomia em mosaico é uma condição em que nem todas as células contêm a informação genética do cromossoma extra.
    Embora a trissomia possa ocorrer com qualquer cromossoma, os tipos mais comuns (em humanos) são:
    Trissomia 21 (Síndrome de Down)
    Trissomia 18 (Síndrome de Edward)
    Trissomia 13 (Síndrome de Patau)
    Trissomia 8 (Síndrome de Warkany)
    A síndrome de Down é a forma mais freqüente de retardo mental causada por uma aberração cromossômica microscopicamente demonstrável. É caracterizada por história natural e aspectos fenotípicos bem definidos. É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele.
    Características Clínicas
    A síndrome de Down, uma combinação específica de características feno típicas que inclui retardo mental e uma face típica, é causada pela existência de três cromossomos 21 (um a mais do que o normal, trissomia do 21), uma das anormalidades cromossômicas mais comuns em nascidos vivos.
    É sabido, há muito tempo, que o risco de ter uma criança com trissomia do 21 aumenta com a idade materna. Por exemplo, o risco de ter um recém-nascido com síndrome de Down, se a mãe tem 30 anos é de 1 em 1.000, se a mãe tiver 40 anos, o risco é de 9 em 1.000. Na população em geral, a freqüência da síndrome de Down é de 1 para cada 650 a 1.000 recém-nascidos vivos e cerca de 85% dos casos ocorre em mães com menos de 35 anos de idade.
    As pessoas com síndrome de Down costumam ser menores e ter um desenvolvimento físico e mental mais lento que as pessoas sem a síndrome. A maior parte dessas pessoas tem retardo mental de leve a moderado; algumas não apresentam retardo e se situam entre as faixas limítrofes e médias baixa, outras ainda podem ter retardo mental severo.
    Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental das crianças com síndrome de Down. O desenvolvimento motor destas crianças também é mais lento. Enquanto as crianças sem síndrome costumam caminhar com 12 a 14 meses de idade, as crianças afetadas geralmente aprendem a andar com 15 a 36 meses. O desenvolvimento da linguagem também é bastante atrasado.
    http://cromossoma21.wordpress.com/trissomia-21-ou-sindrome-de-down/o-que-e-a-trissomia-21-ou-sindrome-de-down/

    ResponderEliminar