Os dias passam correndo não é mamãe? já tenho 2 meses, e a minha agenda continua repleta, vou à consulta dos 2 meses, apesar que vou ter um pouquinho de dor, afinal me espera algumas "picas", as vacinas, mas é para o meu bem, para evitar que eu tenha algumas doenças (difteria, coqueluche, tétano e meningite causada pelo Haemophilus influenzae), os pediatras explicam que essa vacina tetravalente é bem tolerada, embora possa causar, dor, eritema (vermelhidão) local, febre leve e edema (acúmulo de líquido). Na consulta de 2 meses, o médico avalia o meu desenvolvimento, estato ponderal (estatura, peso, perímetro cefálico) e psicomotor.
Sabe mamãe agora eu já faço algumas proezas:
- Mantenho a cabeça erguida por períodos curtos.
- Levanto a cabeça num ângulo de 45 graus (queixo) sinalizando que o controle da musculatura do pescoço está avançando
- Tenho também o reflexo de virar o rosto de lado se colocado de bruços quando estou acordado
- Vocalizo sons como “agu” e “arru”
- Sigo os objetos com o olhar. A minha visão – as duas retinas se fundem – permite fixar e acompanhar objetos e pessoas. Eu enxerga a mamãe de outro modo. Não apenas o contorno do rosto, como era antes. Vejo detalhes, o nariz, a boca, os lábios. Sou capaz de reconhecer o papai, os avós, a madrinha, o padrinho, a babá (se eu tivesse uma).
- Os movimentos ficam menos bruscos
- Outros reflexos, como o de estender o corpo para trás se for subitamente levantado e o da marcha, começam a ser inibidos, porque o domínio sobre os movimentos aumenta.
- Sorrio ao contato social, um dos grandes marcos desse períodol. "Indica que o meu desenvolvimento psíquico e afetivo está indo bem".É um fenômeno curioso, porque independe do olhar e da receptividade dos pais. "Crianças cegas e surdas também têm esse sorriso"
- Desenvolvo um tipo de choro para cada tipo de problema.
Sem comentários:
Enviar um comentário