domingo, 13 de outubro de 2013

O 1ºmês do Bebê

"As crianças acham tudo em nada, os homens não acham nada em tudo. "
Giacomo Leopardi
Mamãe neste mês de vida, reparou que eu:
  • levanto a cabeça (os músculos do pescoço estão ficando mais fortes, o que permite que eu mantenha a cabeça erguida por breves períodos.  Também consigo levantá-la um pouco quando estou de barriga para baixo e posso até conseguir virá-la de um lado para o outro. Pode ser que eu erga a cabeça enquanto estiver na cadeirinha do carro ou em um "canguru", especialmente se eu tiver um bom apoio lateral e se colocar protetores acolchoados de cabeça, feitos justamente para essas situações.
  • começo a explorar o meu corpo, as primeiras partes que eu descobri são as mãos e os pés
  • reajo aos sons
  • emito sons como resmungar e "cantar" para expressar o que sinto.  Converse comigo bem de perto. Já começo a dar gritinhos e gargalhadas. Só de ouvir a sua voz já fico feliz. 
  • Olho fixo para rostos. Depois que aprendi a fixar o foco com os dois olhos, agora consigo acompanhar um objeto em movimento, algo que podia ter feito por curtos intervalos desde o nascimento. 
  • Enxergo objetos muito próximos (15 a 20 cm). Um simples chocalho que  passar diante dos meus olhos da criança bastar para me impressionar. Ou  pode se aproximar bastante do  meu rosto e ao poucos mexer a cabeça de um lado para o outro, o que deve fazer com eu acompanhe o movimento. Apesar de existirem brinquedos especialmente voltados para o meu desenvolvimento, saiba que pode se virar perfeitamente bem com coisas que tem em casa. por exemplo, agite papel alumínio ou um utensílio culinário colorido diante de mim. Depois, tente movimentá-los de cima para baixo. Isso deve atrair a minha atenção, apesar que só irei conseguir acompanhar movimentos verticais com mais precisão em aproximadamente três meses.
  • Demonstro reconhecer a mamãe (embora desde os primeiros dias eu soubesse reconhecê-a) e o papai, mas não os estranhos, que reajo de forma diferente, se bem que esbocei um sorriso para minha tia avó quando a vi pela primeira vez no aniversário da mamãe.
  • Passo boa parte do tempo dormindo, porém agora que fico acordado por mais tempo durante o dia, a mamãe pode aproveitar para estimular o meu desenvolvimento sensorial, por exemplo, cantando ou tocando uma música, sabia que até o "tique-taque" de um relógio me diverte? quanto mais variados os sons, maior o impacto. Com o tempo vai perceber que começo a ter gostos e a reagir com mais prazer a certas escolhas sonora.
Neste mês já fui conhecer o mar, mas não deu para "apreciar" estava muito vento e mamãe e o papai me levaram rapidamente, bem agasalhado, para o restaurante, ouvi pela primeira vez "parabéns à você", que a família cantou para a mamãe, gostei da experiência, também gostei do bolinho que a mamãe e o papai compraram para mim, pena que ainda não posso provar, mas quando eu tiver 1 ano... hummm!!...".

Segundo os estudiosos nesse primeiro mês de vida o Bebê não controla nem a musculatura dos olhos. De todos os seus sentidos, a visão é a menos desenvolvida, por não ter sido exigida durante a gestação. No recém-nascido, seu alcance é de 20 a 30 centímetros, mais ou menos a distância entre o rosto do bebê e o da mãe na hora da amamentação. A criança não consegue focalizar objetos além dessa medida. As imagens são embaçadas e duplas porque as duas retinas ainda não estão unidas. O bebê é míope. Para ajudar nesse avanço, coloque móbiles coloridos sobre o berço. O olhar do bebê é atraído por objetos em movimento e de cores contrastantes, como preto e branco. Aos 6 meses, a visão estará quase igual à de um adulto. A audição do recém-nascido, ao contrário, é tão boa quanto a dos pais, porque começa a se desenvolver a partir do quinto mês de gestação. O feto escuta os movimentos dos órgãos maternos. A batida do coração da mãe gera ruídos que podem alcançar 95 decibéis. Tanto barulho quanto o de um helicóptero em pleno vôo. Por isso, com apenas 3 dias, o bebê reconhece a voz da mãe e, em 20, emite sons em resposta ou vira a cabeça em direção ao barulho. Com 1 mês, ele registra a seqüência de palavras e, com 8 semanas, será capaz de demonstrar preferência pelo idioma materno. O paladar do recém-nascido também é aguçado. "Ele tem capacidade de distinguir o salgado, azedo, amargo e doce. Gosta mais do último", diz a pediatra Rosa Resegue. Segundo ela, logo nos primeiros dias o bebê reconhece o leite materno entre o de outros seios. Nesse início, pode mamar cerca de dez vezes ao dia e dormir de 20 a 22 horas. A alimentação e o sono entram aos poucos na rotina. Acordado, o bebê parece estabanado e assustado em seus movimentos. Ele não os controla, são reflexos involuntários. 


http://brasil.babycenter.com/o-beb%C3%AA-de-1-m%C3%AAs#ixzz2hMSeQDYH

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI2000-15162,00-O+DESENVOLVIMENTO+DO+BEBE+MES+A+MES.html

Sem comentários:

Enviar um comentário