sexta-feira, 13 de setembro de 2013

1º mês de vida do Bebê


Amanhã completo 1 mês de vida já vou poder passear no meu "possante", a mamãe me levará pela manhã, no máximo até às 10hs. Já começo a perceber e interagir com o meio ambiente, se bem que o vovô fez um pequeno vídeo onde eu  abri os olhos quando ele disse "olá". Vou dar continuidade a minha agenda superlotada, mamãe vai me levar à consulta do mês, onde, como em todas as consultas de vigilância, vão verificar as minhas medidas: Peso, estatura, perímetro cefálico e avaliar meu desenvolvimento, as fontanelas ("moleirinha") e  talvez irão voltar a pesquisar os reflexos arcaicos (estão presentes à nascença e vão desaparecendo em tempos diferentes) que foram pesquisados enquanto eu estava na materndade:

As manifestações transitórias são reflexas, arcaicas, que estão presentes numa certa etapa (desde nascimento) e desaparecem, só reaparecendo em situações patológicas (agressão do sistema nervoso) como, por exemplo: reflexo tônico cervical assimétrico, reflexo moro, reflexo Landau, reflexo cutâneo plantar. As manifestações evolutivas são aquelas que nasce com a criança ( reflexas ou automáticas) e que desaparecem para dar lugar para manifestações cuja atividade é a mesma porém, com caráter evolutivo e que posteriormente tornam-se automáticas como, por exemplo: sucção, apreensão, marcha reflexa. 
Podemos identificar o desenvolvimento motor numa criança através das características que devem estar presentes em cada idade como os movimentos, expressados em forma de reflexos ou reações. Cada reflexo ou reação tem suas características e importância na vida da criança. 
Reflexos Arcaicos Como já citado, são aqueles que nasce com a criança e vão desaparecer em uma determinada idade. Eles caracterizarão as atividades voluntárias desenvolvidas mais tarde. São: 

1. Reflexo de apreensão dos dedos das mãos e dos pés 

A criança apreende qualquer objeto colocado na superfície de seus dedos. Estar presente no recém nascido e desaparece por volta dos 7 aos 9 meses. 


2. Reflexo de sucção 
É muito importante no recém nascido e sua ausência indica grave sofrimento do sistema nervoso. Para testá-lo é só colocar o dedo na boca da criança e se o reflexo estiver presente, ela vai sugá - lo. Estar presente no recém nascido e desaparece por volta dos 3 meses. 


3.Reflexo de voracidade ou dos 4 pontos cardeais ou reflexo de procura 
Quando se estimula um canto da boca da crianças, ela desloca a face em direção contrária ao estímulo. Estar presente no recém nascido e dura até os 3 meses. 



4. Reflexo de apoio plantar

Ao suspender a criança pelas axilas e fazer com que as pontas dos pés dela toque na mesa, ela vai fazer um apoio plantar. Estar presente no recém nascido e dura até os três meses. 

5. Marcha reflexa 
Ao suspender o recém nascido, fazendo com que os seus pés toquem numa superfície e ao mesmo tempo o impulsiona para frente, a criança desencadeará uma marcha reflexa. Nasce com a criança e desaparece por volta dos 3 meses. 

6.Reflexo de moro
É um reflexo desencadeado por vários estímulos, como : sonoro, visual... Para identificar a sua presença, o examinador, por exemplo, bate palmas na frente da criança. A criança terá duas fases de reação distintas :
1°fase - a criança abre os braços e mãos e faz extensão do cotovelo;
2° fase - a criança volta ao normal, fechando os braços e fletindo-se como um auto abrasamento. Esta fase é a que primeiro desaparece.
O reflexo está presente ao nascer e desaparece por volta dos 3 a 4 meses de vida. 

7.Reflexo cutâneo plantar
É importante saber diferenciá-lo do reflexo de apreeção e mais tarde de Babinsk. Quando se estimula a borda do pé, a criança responde com extensão do hálux e abertura dos outros dedos em forma de leque ou os fletem. A partir de um ano de vida, a reação será de flexão de todos os dedos do pé, inclusive do hálux. O reflexo estar presente até 1 ano de vida e a partir disto, ele só aparecerá em situações patológicas e terá o nome de Babinsk.

http://neurologia.facafisioterapia.net/2011/12/reflexos-arcaicos-no-desenvolvimento.html

Evolução do peso 
A direita evolução do peso no 1º mês de vida. A esquerda peso estimado do Leo
Evolução da estatura:
Para ver a minha estatura, vão me colocar de barriga para cima sobre uma régua graduada, com a cabeça no zero e esticar as minhas pernas para se efectuar a medição até aos calcanhares. A partir do momento em que eu conseguir me manter de pé, o médico pode utilizar, nas consultas regulares, as mesmas técnicas de medição que num adulto, mas com instrumentos específicos para a minha reduzida estatura. Como é óbvio, em casa, Mamãe e papai podem recorrer a procedimentos simples em que o único equipamento necessário é uma fita métrica, embora esta não deva ser utilizada directamente sobre o meu corpo.Um método simples e eficaz consiste em me colocar de pé e descalço contra uma parede ou uma porta, com a cabeça levantada, apoiar um livro ou um objecto rígido e plano sobre a minha cabeça, de modo a alisar o cabelo, efectuar um sinal nessa área e, por último, medir com a fita métrica a distância entre o sinal e o chão.
Durante o primeiro semestre eu vou crescer cerca de 15 cm (cerca de 2,5 cm/mês).


Evolução do perímetro cefálico
Para medir o perímetro cefálico (PC) passarão uma fita métrica pela glabela e pelo ponto mais saliente do occipital. Esta medida reflete o crescimento cerebral, principalmente no primeiro ano de vida.
No primeiro trimestre meu perímetro cefálico cresce cerca de 2cm/ mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário