quarta-feira, 29 de maio de 2013

27ª Semana de Gestação do Bebê


RecadosOnline.com

Mamãe estamos já com  27 semanas  só faltam 91 diasO seu útero encontra-se a 7cm acima do umbigo. agora já começo verdadeiramente a encher o úteroA taxa de colesterol pode aumentar, mas é normal. A dificuldade de respirar também aumenta, o feto pressiona os pulmõesA partir de agora, os soluços podem ser frequentes. Nesta altura da gravidez já se deve sentir muito mais ligada mim, como também já sabe distinguir se estarei acordado, ou que sons gosto de ouvir. Poderá também sentir que reajo aos seus estados de humor e disposição. (Há estudos que comprovem que os hormônios da mãe podem atravessar a placenta. Assim o meu estado também vai depender do seu).O seu corpo está a preparar-se para a recta final, pelo que poderá começar a sentir alguns sintomas novos, como as dores de costas. Cerca de metade de todas as mulheres sofre de algum tipo de dor de costas durante a gravidez. O fundo das costas é a zona de dor mais comum, mas ainda mais mulheres grávidas se queixam de dores pélvicas posteriores – uma dor sentida no interior das nádegas, num ou nos dois lados, por vezes acompanhada de dor na parte de trás das coxas. A dor pode ser desencadeada por actividades como caminhar, subir escadas, entrar e sair de um carro, torcer o corpo e levantar pesos. Posições que dobrem as ancas – como sentar numa cadeira e inclinar-se para a frente – podem agravar ainda mais as dores pélvicas posteriores.
É também possível que comece ocasionalmente a sentir os músculos das pernas contraídos. As pernas suportam peso adicional e o útero obriga a circulação e os nervos que ligam o tronco e as pernas a trabalho extraordinário. Infelizmente estas contracções musculares irão provavelmente agravar-se com o avanço da gravidez. As cãibras nas pernas são mais comuns à noite mas também podem ocorrer durante o dia. Para obter algum alívio, distenda o músculo da barriga da perna (apontando os dedos do pé para a frente e flectindo-os em direcção à canela). Por vezes, caminhar durante alguns minutos ou massajar a barriga da perna também pode ajudar.
Por vezes se pergunta: "Porque tenho muita vontade de comer certos alimentos?" Os desejos na gravidez serão provavelmente uma pista para o que o seu corpo precisa nesse momento, ouça o que o seu corpo lhe diz : Os desejos de comer carne podem ser um primeiro sinal de que necessita de incluir mais ferro ou proteínas na sua alimentação, enquanto a vontade de comer gelado ou queijo podem indicar que o corpo necessita de mais gorduras e cálcio. Desde que os desejos não incluam produtos não alimentares (sintoma de um distúrbio chamado pica que afecta algumas mulheres grávidas), siga as indicações do seu estômago – com bom senso – quando se trata de satisfazer desejos, explica o Dr. Gil Gross, professor associado de obstetrícia e ginecologia na Washington University em St. Louis."Pode por vezes ser difícil encontrar alimentos práticos e saudáveis devido à imensa variedade de alimentos altamente processados que encontramos no mercado", diz Nicole Britvan, nutricionista na Kaiser Permanente Outpatient Nutrition Clinic em São Francisco. "Uma boa estratégia é procurar alimentos com a lista de ingredientes mais pequena." Não tem de analisar todos os rótulos, mas dê uma vista de olhos na lista e procure xarope de milho rico em frutose ou óleos parcialmente hidrogenados – e evite-os. Veja em seguida algumas ideias de snacks saudáveis e práticos:
• Fruta enlatada. Evite as marcas que saturam a fruta numa calda açucarada.
• Batidos. Misture iogurte, fruta fresca e sumos naturais. Acrescente uns condimentos – uma pitada de canela ou noz moscada dá um sabor óptimo – e aí tem um fantástico pequeno almoço! Não tem tempo para o fazer? Beba um iogurte líquido e faça-se ao caminho.
• Feijão enlatado. Simples de preparar, económico e uma boa fonte de proteínas, ferro e zinco. Tenha cuidado para os que contêm muito sódio.
• Frutos vermelhos, queijo e frutos secos. Misture estes três ingredientes e terá anti-oxidantes, proteínas e cálcio ao mesmo tempo!
• Rebentos de soja. Têm imensas vitaminas A e proteínas. Pode comprá-los já cozinhados e prontos a comer ou então pré-cozinhados ou congelados.
• Pipocas de microondas. Faça as suas próprias pipocas, colocando 1/3 chávena de milho cru num saco de papel. Feche hermeticamente o saco e coloque-o no microondas durante 2 minutos e meio.
Nunca esqueça de alimentar-se bem, o bebê necessita de muitos nutrientes sempre.

DICA DE CONFORTO
Aliviar as dores de costas
A prática regular de exercício físico é uma das formas seguras de evitar as dores de costas, mas se estas já se instalaram, tente estas sugestões:
• Tome um banho morno ou aplique uma compressa quente sobre a zona afectada. (As compressas frias podem por vezes também funcionar.)
• Evite actividades como aspirar ou limpar o pó, que exijam que dobre ou torça o corpo ao mesmo tempo.
• Marque uma massagem para grávida num massagista qualificado.
• A dormir, use uma almofada em cunha para apoiar as costas e a barriga.
• Se estiver sentada muito tempo, use uma cadeira regulável e incline a parte da frente para baixo.
• Tente fazer elevações pélvicas: deite-se de costas, com os joelhos flectidos e os pés encostados ao chão. Inspire e sinta a barriga a encher. Expire e levante o cóccix em direcção ao umbigo, mantendo a anca no chão. No ponto mais alto da elevação, contraia as nádegas e depois relaxe. Repita oito a dez vezes
Procure e faça um curso para gestantes. Normalmente, os cursos são realizados nas maternidades e nas Unidades Básicas de Saúde do seu Estado. Nele poderá tirar todas as suas dúvidas com profissionais da área de saúde sobre a gestação, conhecer melhor a si e a mim, aprender a reconhecer quando chegar a hora de eu nascer. Além disso, os cursos informam sobre amamentação e tipos de parto, momento do parto e os dias que se seguem após o parto.
Surgem na gravidez tantos incómodos, dores e sensações estranhas que pode ser difícil decidir o que é normal e o que vale um telefonema para o médico às 2h da manhã. Veja em seguida uma lista de sintomas que devem fazer soar o alarme de alerta. Repare que alguns destes sintomas podem ser mais ou menos urgentes consoante a sua situação em particular ou os seus antecedentes clínicos, bem como no seu tempo de gestação. O médico deverá analisar consigo os diversos momentos da gravidez em que determinados sinais valem um telefonema para o médico.
• Dores abdominais intensas ou persistentes
• Hemorragias ou pequenas perdas vaginais
• Perda de líquido ou alteração no corrimento vaginal — ou seja, se ficar aquoso, mucoso ou contiver sangue
• Pressão pélvica ou dores no fundo das costas, ou contracções dolorosas antes das 37 semanas de gestação
• Dor ou ardor ao urinar
• Pouca ou nenhuma vontade de urinar
• Vómitos intensos ou persistentes ou qualquer vómito acompanhado de dor ou febre
• Arrepios ou 38ºC de febre ou mais
• Comichão persistente em todo o corpo, especialmente se acompanhada de icterícia (pele amarelada), urina escura e fezes claras
• Perturbações na visão, como visão dupla, desfocada, escurecida, com flashes ou luzes
• Dor de cabeça intensa durante mais de duas ou três horas
• Mãos, cara e zona em redor dos olhos inchadas ou aumentadas (também designado por edema) ou aumento de peso repentino e evidente de 1 kg ou mais, não relacionado com a alimentação
• Cãibras intensas e persistentes nas pernas ou dores nas barrigas das pernas que não encontram alívio quando dobra os tornozelos e aponta os dedos para a canela da perna
• Redução dos movimentos fetais. (Regra geral, se sentir menos de dez movimentos em duas horas às 26 semanas ou mais tarde, contacte de imediato o seu médico.)
• Trauma no abdómen
• Desmaio ou tonturas com ou sem palpitações cardíacas
• Qualquer problema cardíaco que normalmente exija um telefonema para o médico, mesmo que não esteja relacionado com a gravidez (como uma constipação que piora em vez de melhorar). Telefone simplesmente um pouco mais cedo do que seria normal.

Eu meço cerca de 34-36 cm e peso 900-1000 gr. Por esta altura, eu posso estar ainda em uma posição normal, sem ser ainda a ideal para o parto. É comum poder sentir os meus movimentos fortes.
Seria conveniente que as fases do meu sono ou REM  coincidissem com as suas, mas raramente é o caso.
Acredita-se que as suas atividades diárias  funcionem como embalo para mim. Eu passo cerca de quatro quintos do seu tempo dormindo. Depois de acordar,  sigo a minha rotina de exercícios e de extensões , o que muitas vezes coincide com as horas do seu descanso.
Neste momento tenho um aspecto muito semelhante ao que terei quando nascer, embora ainda seja mais pequeno e mais magro do que será depois. Tenho agora as pálpebras abertas e começo a piscar os olhos.
Os músculos, os ossos e os órgãos continuam a crescer e vou me tornando mais forte, semana após semana. Com as pernas esticadas. Já consigo abrir e fechar os olhos e manter-me dormindo ou acordado com intervalos regulares. Posso chuchar nos dedos e, embora ainda estejam imaturos, os pulmões já conseguiriam funcionar – com auxílio – caso nascesse prematuramente. Se sentir movimentos rítmicos, isso  serão soluços, que poderão tornar-se frequentes a partir de agora. Cada episódio dura apenas alguns momentos e não me incomoda, por isso aprecie as vibrações. Com mais tecido cerebral em desenvolvimento, o meu cérebro está agora muito activo. As funções do meu cérebro se aprimoram cada dia mais. Já tenho enormes chances de viver sem seqüelas se nascer prematuramente, mas teria que ficar em incubadora, pois não tenho gordura suficiente para deixar meu corpo aquecido.
http://crescer.sapo.pt/gravidez/guia-da-gravidez/sintomas-que-nunca-deve-ignorar
http://crescer.sapo.pt/gravidez/saude-e-seguranca/snacks-saudaveis-e-rapidos


                                                              

               
                           


                                          

quinta-feira, 23 de maio de 2013

26ª Semana de Gestação do Bebê (Reiki)


Mamãe nesta semana, 26ª semana de gestação, a sua  barriga vai crescer bas­tante até à 29ª semana de gestação, está se aproximando da reta final , está no terceiro trimestre, Antes que possa imaginar, vai estar me segurando no colo. Durante esta semana  pode sentir desconforto devido à indigestões ou azias, o que de fato é comum nesta fase. A razão para isto acontecer é que durante a gravidez, a progesterona retarda o esvaziamento do estômago, com o objetivo de permitir que o bebê absorva mais nutrientes. Além disso, o seu útero em expansão também colocará pressão extra sobre seus intestinos, causando azia e indigestão. Pode estar encontrando dificuldade para dormir. Encontrar uma posição confortável para dormir pode estar sendo um missão impossível. Todo o tempo gasto indo da cama para a cozinha e da cozinha para o banheiro devem estar atrapalhando as suas noites de sono. Para evitar esse tipo de incômodo, procure certificar-se antes de dormir de satisfazer todas as suas necessidades, e ao se deitar esteja sempre acompanhada de uma almofada confortável. Os seus hormônios continuam a mudar à medida que se aproxima do final do segundo trimestre. Devido isso acontecer, as dores de cabeça podem vir a se tornarem mais freqüentes. Por isso, peça ao seu médico com antecedência, um remédio para dor de cabeça que não tenha contra-indicações para gestante, pois caso elas venham a ocorrer tenha que a aguentar as dores. Também pode começar a sentir as contrações de Braxton Hicks regularmente. Essas contrações são indolores, mas a sensação é igual a cólica menstruação, e ocorrem em intervalos irregulares. As contrações de Braxton Hicks são uma maneira de preparar o seu útero para o trabalho de parto.
Nesse período, algumas mulheres têm um leve aumento da pressão arterial, o que é normal. Mas, se seu peso subir muito, sua visão ficar embaçada e seus pés e mãos incharem de repente, pode ser que você esteja com pré-eclâmpsia, neste caso deve ser observada imediatamente pelo médico ou  no Ponto Socorro/ Urgência do hospital.
Além desses sintomas existem outros sintomas que nunca devem ser ignorados. Se sentir um deles, não hesite em procurar o médico. Se não tem certeza sobre algum sintoma, se está se sentindo estranha ou inquieta, confie nos seus instintos e ligue para o médico. Se houver algum problema, receberá ajuda. Se não houver nada de errado, ficará mais calma. Seu corpo está mudando tão rápido que às vezes é difícil saber se o que está sentindo é "normal". Eis alguns sntomas ou sinais que implicam observação médica:
*Dor forte na parte superior ou no meio da barriga, com ou sem náusea. Esse sintoma pode indicar má-digestão, gastroenterite causada por vírus ou pré-eclâmpsia -- um problema grave que precisa ser avaliado rápido.
*Dor forte no baixo ventre ou dos lados. Pode ser que só tenha distendido um ligamento, mas também pode ser sinal de gravidez ectópica, aborto espontâneo, trabalho de parto prematuro, mioma ou descolamento de placenta, por isso é importante falar com o médico.
*Febre, se sua temperatura está acima de 37,5ºC, ligue para o médico no mesmo dia. Se a febre passar de 39ºC, procure o médico imediatamente. Provavelmente está com uma infecção. O médico pode prescrever antibióticos ou repouso. A manutenção da temperatura a níveis elevados por muito tempo pode ser prejudicial para o bebê.
*Ausência ou forte redução nos movimentos do bebê depois da 22ª semana. Se não tiver sentido o bebê em 24 horas, ele pode estar em sofrimento, portanto procure o médico. 
*Problemas de visão que durem mais de duas horas,visão dupla, visão embaçada, pontos brilhantes ou luzes, esses sintomas podem indicar pré-eclâmpsia.
*Inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos, Se o inchaço estiver acompanhado de dor de cabeça ou problemas de visão, pode ser sinal de pré-eclâmpsia.
*Dor de cabeça forte que dure mais de duas horas Se estiver com problemas de visão e inchaço nas mãos, nos olhos e no rosto, pode estar com pré-eclâmpsia.
*Ganho rápido de peso de mais de 1 quilo, com inchaço, dor de cabeça e perturbações visuais.O ganho de peso repentino, sem relação com a alimentação, também pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, especialmente se acompanhado de inchaço nas mãos e nos pés, dor de cabeça ou perturbações visuais.
*Sangramento vaginal, leve ou intenso, leves sangramentos, sem dor, podem ser um sinal normal da implantação, quando o embrião vai se aninhando no útero, no comecinho da gravidez. Mas  deve procurar o médico mesmo assim, porque o sangramento pode indicar problemas na placenta, por exemplo. O sangramento mais intenso, principalmente se acompanhado de dor nas costas ou dor abdominal, pode estar ligado a uma ameaça de aborto ou ao próprio aborto espontâneo, uma gravidez ectópica ou à chamada placenta prévia, que pode causar hemorragia. . Nos estágios mais avançados da gravidez, o sangramento pode indicar ainda outros distúrbios na placenta ou trabalho de parto prematuro (antes das 37 semanas).
*A perda de líquido pela vagina antes das 37 semanas de gravidez significa que sua bolsa estourou antes do tempo. O médico pode preferir que  seja internada, para evitar uma infecção. Se o líquido começar a sair depois das 37 semanas, deve estar prestes a entrar em trabalho de parto, por isso deve ligar para o médico ou para a maternidade para saber quando ir para lá.
*Aumento súbito na sede e diminuição na urina, esses sintomas podem ser sinal de desidratação ou de diabete gestacional, um problema que pode ser perigoso para a mãe e para o bebê.
*Dor ou queimação na hora de fazer xixi, com febre, calafrios e dor nas costas, esses sinais podem indicar uma infecção no trato urinário, que tem de ser tratada com antibióticos.
*Vômitos severos, vomitar mais que uma ou duas vezes por dia pode deixar desidratada e fraca, mas não vai prejudicar o bebê.  Precisará conversar com o médico, porque o excesso de vômitos na gravidez é uma complicação que pode ser tratada. Se começar a vomitar de repente e estiver com febre, pode estar com alguma infecção.
*Desmaio e tontura, pode ser sinal de que não se alimentou bem naquele dia, mas também pode significar que está com a pressão baixa.Muitas mulheres sentem vertigem durante a gravidez. Se desmaiar, fale com o médico para que outras causas sejam descartadas.
*Coceira no corpo todo no final da gravidez, urina escura e fezes claras, esses sintomas podem indicar hepatite ou outro problema no fígado, como a colestase obstétrica. Um pouco de coceira é normal, porque a pele está se esticando para acomodar o bebê, mas é melhor verificar.
*Caiu ou levou uma pancada na barriga, quedas nem sempre são perigosas, mas fale com o médico no mesmo dia e explique o que aconteceu. Se escorregou na escada e bateu o cóccix, provavelmente não tem com o que se preocupar; o bebê está protegido pelo útero e pelo líquido amniótico. Em casos raros, porém, pode haver complicações. Se sentir contrações, perda de líquido ou sangramento, ligue para o médico na hora ou vá para o pronto-socorro/ urgência mais próximo.
Deixando as doenças de lado,  e afastando as nuvens negras e apagando as ruguinhas de preocupações e vamos pensar na saúde e no seu bem-estar.
Lembre-se de que deve comer para o seu bem-estar. Se não consumir açúcar, poderá se sentir fraca e tonta. Por isso é recomendável pequenas refeições mas com mais freqüência. Leve na bolsa algumas frutas, sucos ou iogurte e assim nunca deixará de me nutrir.Nada picante. Se até este momento tolera o picante nas refeições, pode continuar usando. Se antes não estava acostumada a comidas picantes, então tome precauções. Quando provar comidas diferentes, lembre-se de que eu aproveito da mesma forma. 
Conselhos dos especialistas. "Se a sua gravidez não for de alto risco, você pode trabalhar até uma data próxima do parto", segundo a Dra. Margaret Comerford.
Relaxe, O cansaço do primeiro trimestre pode estar voltando, então é melhor "pegar leve".Sempre que se sentir meio para baixo, paparique-se: Tem todo o direito. Um filme, uma revista, dormir até mais tarde, uma boa massagem especial para grávidas (ou mesmo improvisada papai), coisas pequenas fazem milagres pelo seu bom humor. Uma boa caminhada ao ar livre, em um lugar de natureza bonita ou coisas interessantes para olhar, também é um ótimo jeito de se sentir revigorada. Tenha cuidado apenas com o sol porque ele pode provocar ou piorar manchas no rosto. 
Mamãe a pressão no trabalho está grande não é mesmo, por isso a miminha nos enviou Reiki à distância, para equilibrar a sua energia vital e a minha também:
"Existem inúmeras terapias que ajudam a aliviar incómodos ou problemas que uma gravidez possa acarretar. Entre as inúmeras Terapias existentes hoje o Reiki é uma terapia alternativa que utiliza a energia universal que nos rodeia, canalizando a energia vital pela imposição das mãos. O método é simples, mas os seus benefícios são muitos, pois reequilibra a energia do nosso corpo, mente e espírito criando na pessoa que recebe Reiki um estado de harmonia e saúde.
O Reiki é uma prática segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto.
A prática não possui nenhum tipo de contra-indicação. É benéfica quer para a futura mãe, quer para o futuro bebé, que irá nascer, pois ela melhora a circulação da futura mãe dando um aporte sanguíneo mais favorável para o feto, mais nutriente e oxigénio chegam para o bebê. Diminuem os enjos, os edemas dos membros inferiores porque melhoram a drenagem linfática, as dores lombares porque relaxa a musculatura, regula o peso e diminuem a ansiedade, insónias e o medo do parto. O Reiki também favorece um parto mais tranquilo e humanizado . Sabe-se hoje que o bem estar do bebé durante a gestação está directamente ligado ao bem estar da mãe pois tudo o que ela sente passa para ele, o stress, a raiva, a tristeza, a ansiedade mas também o bem-estar, o relaxamento e o amor. O Reiki com as suas características de suavidade, relaxamento e amorosidade, contribui significativamente na criação de um ambiente propício para acolher no mundo uma nova criança. O Reiki favorece sua energia luminosa, nutre-os, protege-os e sobre tudo, permite uma comunicação fluída e constante com as mães.
A prática do Reiki durante o pré-natal complementa todos os cuidados que a gestante estiver a receber.
Os beneficios do Reiki para a gestante são:
No início da gravidez: ajudar a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir nesta fase e, simultaneamente, aumentar o fluxo de energia que se transmite entre estes dois seres. É um momento único de comunhão de energia entre mãe e filho.
Durante a gravidez: o Reiki diminui ansiedades, náuseas e insónias na futura mamã enquanto acalma, relaxa e promove o desenvolvimento em harmonia do bebé.
No pós-parto: o Reiki auxilia a mãe a sentir-se mais serena e a gerir melhor as emoções que habitualmente surgem nesta fase.

Eu continuo a me desenvolver rapidamente. Meço cerca de 31 cm de comprimento e pesando algo em torno de 900 gramas. Durante este período eu passo a maior parte do tempo dormindo. No entanto, estou dando duro me preparando para a vida fora do útero. As minhas unhas, sobrancelhas e os cílios estão crescendo cada vez mais, e esse processo de crescimento se estenderá durante a vida toda. A minha pele, que alguns meses atrás era translúcida a ponto de ser possível enxerga através dela, está se tornando enrugada e ganhando uma coloração rosada. Além disso, continuo a desenvolver uma camada gordurosa em volta do meu corpo que irá proteger-me durante o parto. Os pulmões continuam a amadurecer com o desenvolvimento de sacos aéreos e também começam a produzir uma substância chamada surfactante. Essa substância me ajudará a respirar fora do útero. Por falar em respiração, começarei a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico durante este período. Alguns dos reflexos que desenvolveo durante este período é o reflexo de sucção de lábio, uma vez que começo a chupar os meus pequenos dedinhos. O reflexo surpresa também será desenvolvido, uma vez que começarei a reagir aos barulhos externos, assim como se estivesse tomando um susto. No entanto, com o atual conforto da vida humana esse instinto não é tão necessário como foi para os nossos antepassados. A cada dia que se passa, as chances de sobrevivência caso eu nasça, aumentam cada vez mais. Caso nasça neste período terei de 70 a 80 por cento de chance de sobreviver.
A partir dos sete meses já pode pôr música clássica para eu ouvir. Isso ajudará acelerar o desenvolvimento das aptidões espaciais da metade direita do cérebro e a aumentar a probabilidade de eu vir a ser um bom desportista. O meu sistema nervoso está a desenvolver-se. À medida que as células do córtex cerebral amadurecem eu começo a desenvolver o pensamento consciente. O cérebro está a ganhar tamanho e os circuitos nervosos encontram-se ligados às células cerebrais. As fibras nervosas estão agora cobertas de mielina, a qual impulsiona a minha capacidade de aprender, recordar e fazer movimentos. Neste momento o bebê já sou capaz de sentir dor. Durante esta semana é comum que eu abra parcialmente os olhos que já estão praticamente formados. Alguns bebês nascem com os olhos castanhos, no entanto a maioria dos recém-nascidos nasce com olhos azuis, permanecendo assim até que se desenvolva a cor definitiva. Pratique suspiros. Nesta semana, as minhas narinas estão começando a se abrir, o que me dá a possibilidade de praticar a respiração usando meus músculos e pulmões. Não há nenhum ar para aspirar, então, naturalmente, eu acaba "inspirando" e "expirando" o líquido amniótico.Quando chegar a hora de nascer, já serei um profissional.
 Estou flexionando também alguns dos meus músculos de alimentação: meus lábios e boca. O reflexo de sugar é tão forte que se minha mão flutuar pela rosto, sugarei meu polegar e outros dedos. O ultra-som mostra freqüentemente bebês no útero sugando seus polegares. De fato, alguns bebês nascem com bolhas de tanto sugar os dedos, polegares ou mãos. Sugar é apenas um dos mais de 70 reflexos que eu terei quando nascer.
"Agarrar algo, como meu cordão umbilical, é meu mais novo truque." Agarrar é outro destes muitos reflexos. (Se você estender seu dedo a um recém-nascido, ficará espantado pela força da sua "garra"). Meu brinquedo favorito de puxar é o cordão umbilical, puxa e estica. Não se preocupe; o cordão é páreo duro para o desafio.

http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana26.htm
http://www.pampers.com.br/calendario/26-semanas-de-gestacao
http://brasil.babycenter.com/26-semanas-de-gravidez#ixzz2TwBd0ouz
http://magiadoreiki.blogspot.pt/2011/10/reiki-na-gravidez.html
http://brasil.babycenter.com/a1500450/sintomas-da-gravidez-que-nunca-devem-ser-ignorados#ixzz2U9pdAXt7







quarta-feira, 15 de maio de 2013

Prurido gestacional/colestase intra hepática...Dicas nutricionais para ajudar a minimizar os sintomas

recadosparablogseorkut.com

Os hormônios da gravidez causam muitas mudanças no corpo de uma mulher. Náuseas e fadiga são os efeitos colaterais mais comuns da gravidez, mas a coceira é um sintoma real e desconfortável que incomoda muitas gestantes. Porém passa com o parto.
O prurido intenso associado Pupp, ou pruriginosa pápulas uticarial, é semelhante ao da colestase, mas a doença é muito menos severo. Uma mulher grávida que tem Pupp terá manchas vermelhas, inchaços cheios de espinhas em seu abdômen, coxas, nádegas e extremidades, de acordo com o pediatra Dr. Jim Sears. A condição não irá prejudicar o feto e é facilmente tratada com um anti-histamínico.
Coceira na região vaginal, que é acompanhado por descarga pesado e odor provavelmente indica uma infecção por fungos. As mulheres grávidas são mais suscetíveis a infecções fúngicas, de acordo com preocupações comuns a maternidade de do segundo trimestre, e eles são relativamente inofensivos. Alívio pode vir a partir da eliminação de açúcar e farinha branca  da dieta, bem como o consumo abundante de probióticos.
As estrias são linhas rendadas ou de aranha ligeiramente levantada que ocorrem no abdomen de uma mulher grávida. Podem ser brancas ou na cor roxa, mas quase sempre dão coceira. Quase 90 por cento das mulheres grávidas têm estrias, de acordo com a Associação Americana de gravidez. A vitamina E ou óleo de amêndoa doce pode ajudar a manter a pele hidratada e controlar o prurido.
O eczema é uma erupção cutânea vermelha que às vezes sangra, mas não é grave. Se uma mulher sofria de eczema antes de sua gravidez, essa  condição pode desaparecer ou se tornar mais intensa durante a gravidez, de acordo com Heidi Murkoff, autor de O Que Esperar Quando Você Está Esperando.
Colestase é uma condição rara e grave em que o fígado deixa de processar bile. Prurido causado pela colestase é particularmente intenso e é muitas vezes acompanhada de urina escura, fadiga, de cor clara, os movimentos intestinais, perda de apetite, depressão, de acordo com a Associação Americana de gravidez. Um diagnóstico de colestase é confirmado por exame de sangue. O tratamento envolve medicamentos, suplementos de vitamina K. Segundo a nutricionista, Maíra Attuch há poucas menções sobre como a alimentação pode ajudar a minimizar os desagradáveis sintomas da patologia, mas com base no estudo da doença, pode-se considerar que: uma vez que a causa está fortemente associada ao aumento da secreção de estrogênio durante a gestação e uma disfunção hepática no metabolismo desse hormônio, a alimentação pode ter um papel coadjuvante na modulação da secreção de estrogênio e no auxílio da função desintoxicadora do fígado.

A partir disso, Maíra Attuch elaborou as seguintes dicas, ressaltando, porém, que o ideal é uma avaliação individualizada das necessidades nutricionais de cada gestante e um acompanhamento em parceria com a equipe médica.

Reduzir o consumo de leite e derivados, que tendem a aumentar a produção dos estrogênios.
Evitar frituras, para não sobrecarregar a atividade hepática.
Evitar alimentos ricos em açúcar e farinhas refinadas, como pão branco, biscoitos, bolos e doces em geral. O excesso desses alimentos é transformado em gordura pelo fígado, mais uma vez sobrecarregando suas atividades.
Dar preferência ao consumo de peixes em vez de carne bovina e frango, para reduzir o consumo de gorduras saturadas de origem animal.
Aumentar o consumo de folhas verde-escuro, como agrião, rúcula, couve, brócolis, espinafre, e o consumo de brotos (de alfafa, de girassol, de lentilha, de feijão), que ajudam o fígado a exercer sua função depurativa.
Aumentar o consumo de ervas e temperos naturais, como hortelã, manjericão, orégano, salsa, cebolinha, coentro, entre outros, eliminando o uso de temperos prontos artificiais.
Em relação aos produtos à base de soja, dar preferência ao tofu (queijo de soja) e à pasta de missô (pasta de soja fermentada), evitando os demais derivados (leites, iogurtes, proteína texturizada), que também podem aumentar as concentrações de estrogênio.
http://www.animando-c.com.br/2011/05/dicas-para-diminuir-coceira-na-gravidez.html

25ª Semana de Gestação do Bebê

recadosparablogseorkut.com
Mamãe agora começa o 3º trimestre, já estamos no 6º mes de gestação, a sua barriga aumentando de volume e peso causando pressão na região pélvica e cãibras nas pernas, por isso que quando foi ao aniversário do bisavô que completou 80 anos, enjoou e até vomitou. Por vezes pode sentir falta de ar, para resolver estes problemas, tente corrigir a sua postura e descanse muito, massagem também ajuda, deve beber leite e comer alimentos que sejam fontes de cálcio  como soja, tofu, brócolos.
É possível que a sua "cabeleira" esteja agora mais densa e brilhante do que nunca. A verdade é que não lhe está nascendo mais cabelo, mas sim que está perdendo menos do que o habitual. Poderá também detectar que os pêlos do corpo estão mais escuros e espessos e acontece frequentemente o aparecimento de novos pêlos no queixo, lábio superior, maxilar, maçãs do rosto, peito ou barriga, devido a um aumento das hormônios sexuais, os androgenos. Tudo regressará ao normal nas primeiras semanas após o parto.É seguro retirar os pêlos com pinça, cera ou lâmina, mas limite a utilização de cremes tópicos de depilação ou loções que afirmem abrandar o crescimento dos pêlos. Pequenas quantidades destes produtos podem ser absorvidas pela pele e a sua segurança durante a gravidez não foi devidamente estudada. Quanto às técnicas de depilação permanente – laser e electrólise - estes procedimentos são aparentemente seguros durante a gravidez, mas podem ser bastante dolorosos e dispendiosos. Poderá concluir que já teve desconfortos suficientes durante a gravidez e a despesa pode não valer a pena, já que a maior parte destes pêlos desaparecerá três a seis meses após o nascimento.
É provável que já não se consiga mexer com a mesma graciosidade de antes. É seguro continuar a praticar exercício, mas seja sensata: não faça exercício se se sentir extremamente cansada e pare se sentir alguma dor ou simplesmente cansaço, tonturas ou falta de ar. Não se deite de costas demasiado tempo nem faça exercícios em que possa perder o equilíbrio. Lembre-se de beber muita água e reservar tempo para os períodos de aquecimento e de relaxamento.
Entre as 24 e as 28 semanas, o seu médico vai fazer o teste da glicose (em jejum vai colher sangue, depois vai ingerir uma grande quantidade de açúcar e depois  de 2 horas vai colher sangue) e aproveitar para retirar mais sangue para verificar se tem anemia. Embora o volume sanguíneo aumente drasticamente durante a gravidez, a quantidade total de glóbulos vermelhos fica diluída – um problema a que se chama por vezes anemia fisiológica e que é comum no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Se as análises ao sangue revelarem que tem anemia, o médico recomendará provavelmente um suplemento de ferro, como já começou a fazer.
É comum surgir prurido (coceira) durante a gravidez, porque a pele estica-se para criar espaço para que eu possa crescer e aumentar de peso e, ao mesmo tempo, necessita de uma maior quantidade de líquidos, pelo que é mais difícil manter-se devidamente hidratada. Esta combinação de factores forma a receita perfeita para surgir a coceira, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista na Mayo Clinic, no Minnesota. Muitas das suas doentes queixam-se de coceira na barriga durante o segundo e terceiro trimestres. No entanto, se se tornar mesmo insuportável, pode ter uma doença associada à gravidez como, por exemplo, as pápulas pruríticas e pruriginosas urticariformes da gravidez. Se tiver prurido insuportáveis, aplique muito creme hidratante, beba muita água e evite banhos quentes ou frequentes. Se não passar, consulte o seu médico.
Durante esta semana pode começar as aulas de preparação para o parto, onde vai interagir com outras mulheres grávidas e podem partilhar experiências.
Eu agora meço cerca de 30-33 cm e peso 600-700 gr. Os meus pulmões continuam se desenvolvendo, antes eram sólidos e esponjosos, agora, enchem-se de saquinhos de ar. Continuo praticando movimentos respiratórios, no entanto sem ar, apenas utilizando o líquido amniótico.
Os meus movimentos são cada vez mais perceptíveis, embora a minha madrinha não consiga perceber, eu me estico e quero tocar tudo o que está à minha volta. Agarro os pés e chucho no polegar, como também noutros dedos.
http://crescer.sapo.pt/gravidez/guia-da-gravidez/esta-gravida-de-25-semanas-ja-so-faltam-105-dias








quarta-feira, 8 de maio de 2013

24ª Semana de Gestação do Bebê



Mamãe estamos na 24ª semana da gravidez deve prevenir qualquer tipo de contração e preparar o seu corpo para o parto. Se ainda não tinha feito, comece agora a fazer os exercícios Kegel, estes são próprios para fortalecer os músculos pélvicos:




"Os exercícios de Kegel foram criados em 1950, pelo Dr. Arnold Kegel, para fortalecer os músculos do assoalho pélvico com a intenção de ajudar as mulheres com incontinência urinária. Porém, hoje é utilizado também incontinência fecal, para melhorar a vida sexual (para homens e mulheres) e preparar a pélvis para o parto".
O princípio dos exercícios de Kegel é fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhorando também a função dos esfíncteres da uretra e reto. Estes exercícios também podem melhorar o desempenho nas relações íntimas.
O objectivo desta técnica é restaurar o tônus e a força muscular de modo a prevenir ou reduzir problemas do pavimento pélvico como incontinência urinária ou vaginismo.
Para fazer os exercício de Kegel de forma correta, primeiro esvazie a bexiga e contraia os músculos do assoalho pélvico, conte até 10 e a seguir relaxe os músculos completamente contando até 15 novamente para relaxar. Faça 10 exercícios, três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).
Para identificar o grupo de músculos corretos para a contração, basta interromper o fluxo da urina no ato da micção. Este é a contração muscular correta a se fazer.
O sucesso dos exercícios de Kegel depende da técnica apropriada e adesão a um programa regular de exercícios.
Os exercícios de kegel podem ser utilizados para a incontinência urinária das mulheres ou dos homens, devendo ser realizados especialmente pelas gestantes. Estes exercícios podem ser realizados em qualquer posição, seja sentada, deitada ou de pé, e pode inclusive ser realizado com o auxílio de bolas de ginástica.
O papai também pode fazer os exercícios de Kegel:

EXERCÍCIOS DE KEGEL PARA HOMENS

Nos homens, músculos de Kegel saudáveis trazem benefícios à saúde sexual e bem-estar geral.

Os músculos de Kegel, também conhecidos como pubococcígeos ou músculos PC, estendem-se desde o osso púbico até ao cóccix e formam o pavimento pélvico. Encontram-se tanto em homens como em mulheres, e são popularmente conhecidos como músculos de Kegel. O nome vem do Dr. Arnold Kegel, que desenvolveu os exercícios e métodos que agora se usam para fortalecer o tecido destes músculos.

Nos homens, os músculos de Kegel suportam os órgãos pélvicos tais como a uretra, bexiga e recto. Músculos de Kegel saudáveis trazem benefícios quanto à duração, robustez e firmeza da ereção. Também aumentam o vigor, reduzem as hipóteses de ejaculação prematura e asseguram a retenção urinária na terceira idade.

Para localizar os seus músculos de Kegel, na próxima visita à casa de banho, tente parar o fluxo de urina enquanto estiver a urinar. Os músculos que param o fluxo são os seus músculos de Kegel. Este exercício ajuda-o a localizar o músculo, e é também o modo básico de o flectir.
Com a bexiga vazia, deite-se de lado e repita este movimento de flexão do músculo de Kegel até sentir que o isolou.
Assegure-se que não está a flectir também outros músculos como os seus abdominais, coxas ou nádegas; tente focar-se apenas no seu músculo de Kegel.
Após aperfeiçoar a sua técnica de concentração nos seus Kegel, pode começar a rotina típica de ciclos de 12 segundos, nos quais contrai durante 6 segundos e depois relaxa durante 6 segundos. Este exercício deve ser repetido 25 vezes em 5 minutos ao longo de 3 sessões diárias.
Este número pode ser aumentado para 50 vezes na segunda semana, e 75 vezes na terceira. Após a terceira semana, é recomendado aumentar novamente o número para 100, atingindo o total de 300 contrações por dia.

A partir daqui vai ser cada vez mais difícil fazer as tarefas do dia-a-dia. Pode achar que está desajeitada a fazer as tarefas, mas não se preocupe, é por uma boa causa, depois tudo volta ao normal. É também normal que a pressão no estômago na barriga lhe cause azia depois de uma refeição saudável, mas já sabe que água de coco é bom para aliviar a azia.
Vai andar muito cansada, por isso tente relaxar e descansar o mais que possa.
Já está a mais de metade da gravidez, isto significa que já vai a mais de meio caminho.

Eu já sou considerado viável, isto é, já sou capaz de ter uma existência autônoma. Caso nascesse prematuro, às 24 semanas, podia ser capaz de sobreviver, supervisionado por uma unidade de cuidados especiais a recém-nascidos, com a ajuda de um ventilador para respirar e com a ajuda de médicos especialistas.
Eu meço cerca de 28-30 cm e peso cerca de  500-550 gr.
O meu rosto já tem um aspecto muito semelhante ao que terei quando nascer. Os meus olhos permanecem fechados, e as sobrancelhas e as pestanas estão bem visíveis.
O cabelo continua a crescer, e nesta altura já se pode saber qual a cor respectiva.
A vérnix cola-se às sobrancelhas, ao cabelo e ao lanugo do corpo.
Os meus pulmões continuam em desenvolvimento, formando sacos de ar. Já pratico intensamente a respiração, fazendo entrar e sair dos pulmões pequenas quantidades de líquido. Os meus ossos estão tornando-se mais duros e  possuo a quantidade normal de músculos.
As ondas cerebrais chegam a revelar que tenho a mesma atividade que um recém-nascido.
O aumento da pulsação revela que  reajo aos sons, nomeadamente aos barulhos fortes.
Poderá sentir um pequeno movimento ritmado na barriga, o que quer dizer que estou com soluços. Agora reajo muito mais ao toque e aos sons.

http://www.tuasaude.com/exercicios-de-kegel/
http://pt.sensual-health.com/EXERCICIOS-DE-KEGEL-PARA-HOMENS









quarta-feira, 1 de maio de 2013

23ª Semana de Gestação do Bebê



Mamãe nesta semana da gestação é bem provável que esteja se achando meio desajeitada por causa da mudança no seu centro de gravidade. Talvez sua gengiva sangre quando escovar os dentes, e seu umbigo, que era "para dentro", resolva ficar saltado. Não se preocupe. Ele vai voltar para o lugar pouco tempo depois do parto. Seu útero deve estar 5cm acima do umbigo.Outra alteração que pode estar incomodando durante esta semana são as coceiras na barriga. Essa coceira surge devido ao esticamento da pele, provocando as estrias, que por sua vez resultam na coceira. O que deve fazer para evitar as coceiras é utilizar algum creme hidratante específico para prevenção de estrias e que seja aprovado pelo seu médico.
As alterações de humor podem começar a aumentar nesta fase da gestação. No entanto, não precisa se preocupar, pois elas são normais e logo vão desaparecer no final do terceiro trimestre ou após o meu nascimento . É importante que o papai também saiba que essas mudanças de humor podem ocorrer devido à gravidez. Assim,  podem evitar possíveis desentendimentos.O meu batimento cardíaco torna-se audível, se o papai colocar a cabeça sobre a sua barriga, ele poderá ouvir meu coraçãozinho batendo.
,Meu comprimento  é cerca de 27-29 cm e meu peso é cerca de  455-459 gr. Minha pele ainda é demasiado grande para o meu corpo, em breve ela vai lentamente começar a encher assim que a gordura se acumule por debaixo dela. O lanugo que cobre a pele escurece um pouco, e a quantidade de vérnix aumenta. Os  meus olhos continuam fechados, mas começam agora a ganhar cor. Os meus ossos, músculos e órgãos continuam crescendo regularmente e os pulmões continuam  desenvolvendo-se. 
Nesta fase há muita atividade no meu cérebro,  consigo distinguir sabores e prefiro agora o gosto do doce ao amargo.
A minha audição já funciona, consigo ouvir uma versão meio distorcida da sua voz, seus batimentos cardíacos e os barulhos que seu estômago faz. Outros barulhos altos que forem frequentes durante a gravidez, como o latido do Teddy ou o motor do aspirador de pó, não devem me incomodar quando os escutar fora do útero.
Sabia que vários estudos já deram indicações de que os fetos preferem música clássica no útero, e um dos compositores testados e aprovados foi Vivaldi? Toque As Quatro Estações para mim e preste atenção nos movimentos que faço. Fico quietinho nos trechos mais lentos, de adagio, e me agito nos mais movimentados, de allegro.

http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-23-semanas-de-gravidez
http://www.semanaasemana.com.br/gravidez/semana23.htm