quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

1º Trimestre (Fecundação - Embrião de 4/5 semanas)



. Fases do Desenvolvimento Embrionário
 Fecundação => Consiste no encontro entre os gametas masculino e feminino
 Segmentação => O zigoto dá início a uma série de divisões sucessivas por mitose. São as clivagens, onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes das primeiras divisões do zigoto são os blastômeros, cujo número aumenta em progressão geométrica até produzir uma esfera maciça de células, a mórulaPosteriormente, as células se afastam do centro, onde se forma uma câmara cheia de líquido. Nesse estágio, o embrião é chamado blástula. Devido ao consumo de material nutritivo, o volume da blástula é menor que o do zigoto.
 Gastrulação => fase onde se iniciam as diferenças mais marcantes entre os vertebrados. Consiste no período em que a massa celular da blástula irá originar 3 camadas ou folhetos germinativos. Cerca de metade das células da blástula migra para o interior. No final das gastrulação, a região dorsal da gástrula origina a placa neural. As bordas se encurvam, constituindo a goteira ou sulco neural e, posteriormente, o tubo neural, precursor do encéfalo e da medula espinhal. Ressalta-se que o tubo neural se origina de células ectodérmicas.
 Organogênese => consiste no período em que as estruturas embrionárias primitivas irão ensejar o aparecimento de tecidos e órgãos adultos se diferenciando. No embrião humano, o período de diferenciação está concluído após 12 semanas de desenvolvimento embrionário. Trata-se, portanto, de uma fase particularmente sensível aos agravos, já que pode surgir má formação, como no uso de drogas pela mãe, uso de talidomida, rubéola materna, etc.


  • 13 dias = 0.2mm
  •       => Os vilos coriônicos em forma de dedos de luva ancoram o embrião ao sítio de implantação uterino dentro da placenta em formação). Começo da formação do sangue e dos vasos sanguíneos do embrião ( O sistema sanguíneo aparece primeiro na área da placenta que envolve o embrião, enquanto as células da vesícula vitelina começam a produzir células precursoras hematopoiéticas e células sanguíneas não nucleadas). No final desse período, o embrião está conectado à placenta em desenvolvimento por um pedículo, que mais tarde será parte do cordão umbilical. Surge a  linha primitiva é o futuro eixo do embrião.

  • 16 dias0.4mm
  •       => Pólo embrionário diferencia-se em três camadas celulares:
    Ectoderma - camada de células mais externa responsáveis pela formação da pele, pelos, cabelos, lentes do olho, revestimento dos ouvidos interno e externo, nariz, seios da face, boca, ânus, esmalte dos dentes, hipófise, glândulas mamárias e todas as partes do sistema nervoso.
    Mesoderma - camada de células intermediárias responsáveis pela formação dos músculos, ossos, tecido linfático, baço, células sanguíneas, coração, pulmões, sistemas reprodutivo e excretor (rins e ureteres) 
    Endoderma - camada de células mais interna responsável pela formação dos pulmões, língua, amídalas, uretra e glândulas associadas, bexiga e trato digestivo.


  • 17-19 dias1.0 - 1.5mm
           =>área embrionária tem agora a forma de uma pêra e a região da cabeça é mais grossa que a região da cauda. O ectoderma se espessou para formar a placa neural. As cristas dessa placa originarão e formarão uma área côncava conhecida como goteira neural. Essa goteira é o precursor do sistema nervoso embrionário e é um dos primeiros órgãos a se desenvolver.


  • 19-21 dias1.5 - 2.5mm
          =>tem a forma de uma "sola de sapato", sendo a região da cabeça mais longa que a região da cauda, ligeiramente retificado entre elas. Aparecem os
  • Somitos, que são condensações compostas de mesoderma, aparecem de cada lado da goteira neural. O primeiro par de somitos aparece na cauda e migra para o meio do embrião. As células endocárdicas (músculo) começam a se fundir e dão origem aos dois tubos cardíacos do embrião.


  • 21-23 dias1.5 - 3.0mm
          => torna-se mais longo e a vesícula vitelina se expande. 
  • Pregas Neurais Iniciam sua Fusão, Os Tubos Cardíacos se Fundem 3ª semana No final desse período é possível identificarmos entre 4 a 12 pares de somitos de cada lado do tubo neural. As células que dão origem aos olhos aparecem como dois círculos espessos logo abaixo das pregas neurais. As células que dão origem aos ouvidos também já estão presentes. As pregas neurais estão se fundindo em vários pontos ao longo do comprimento do tubo neural, concomitantemente com a expansão dos somitos, o que dá um aspecto de "zipper" ao tubo neural fechado.


  • 23-25 dias2.5 - 3.0mm
           =>Treze a vinte pares de somitos são identificados nesse estágio e o embrião assume a forma de uma curva S modificada.  possui uma cauda em forma de bulbo e um pedículo conectando-o à placenta em desenvolvimento.Fechamento do Neuroporo Rostral, Aparecimento da Vesícula óptica, Aparecimento de Dois Arcos FaríngeosPortanto, o embrião já apresenta esboço da cabeça, coração, tubo neural, cauda, surgem células sanguíneas no mesênquima extra-embrionário e parede da vesícula vitelina. Nessa fase o crescimento se dá por hiperplasia (aumento do número de células) .


  • 25-27 dias = 3.0 - 5.0mm
          => 21 a 29 Pares de Somitos, Fechamento do Neuroporo Caudal, curva-se em forma de C. Aparecimento de 3 a 4 Arcos Faríngeos, Aparecimento dos Brotos dos Membros Superiores Os arcos que formam a face e o pescoço são agora evidentes sob o cérebro anterior em crescimento.As válvulas e os septos aparecem no coração nesse período. O revestimento epitelial do intestino primitivo começa a se diferenciar nas futuras localizações do fígado, pulmões, estômago e pâncreas. As células iniciais do fígado se formam antes do resto do sistema digestivo.



  • 27-29 dias4,0 a 6,0mm
            =>30 a 40 Pares de Somitos, Aparecem os
  • quatro Brotos dos Membros Superiores e Inferiores, Vesícula óptica e Cristalino, Aparecimento da primeira fina membrana superficial da pele cobrindo o embrião.O cérebro se diferencia em três partes principais: cérebro anterior (consiste de lobos que traduzem os impulsos dos sentidos, e serão responsáveis pela formação da memória, pensamento, raciocínio e resolução de problemas), médio (servirá como uma estação de passagem, coordenando mensagens ao seu destino final.)e posterior (será responsável pela regulação do coração, respiração e movimentos musculares). A Tiróide continua seu desenvolvimento e o sistema linfático, que filtra as bactérias e vírus, inicia sua formação. O placóide do ouvido se invagina e forma a vesícula ótica, que se desenvolverá nas estruturas necessárias para a audição e manutenção do equilíbrio. O disco retiniano pressiona e toca o ectoderma. Em resposta, o ectoderma prolifera formando a lente do olho. Partes específicas do olho, tais como a retina, o futuro pigmento da retina e o talo óptico já são identificadas. Uma boca primitiva com a língua é observada.O coração e o fígado combinados possuem o mesmo volume da cabeça nesse período. Broto metanéfrico, parte do rim definitivo, aparece na cavidade torácica. O fígado em desenvolvimento recebe sangue da placenta através do cordão umbilical. É agora tridimensional e está completamente restrito ao saco amniótico. Os somitos estarão envolvidos na construção dos músculos e ossos. 


  • 31 dias5,0 a 7,0mm
         => Aparecimento dos Cálices ópticos, Diferenciação dos Apêndices Endolinfáticos do Ouvido. Os arcos mandibulares e hióide já são notados. As presenças de dobras demarcam as três divisões do cérebro (anterior, médio e posterior). A parede da medula espinhal nessa fase possui três zonas: a ventricular (formará neurônios, células gliais e células ependimárias),  a intermediária (mantle, formará agregados de neurônios) ; a zona marginal conterá os axônios dos neurônios.  A bolsa adenohipofisária, que dará origem à hipófise anterior, está definida. A vesícula do cristalino se abre na superfície e fica englobada pelo cálice óptico. A vesícula ótica (ouvido) aumenta seu tamanho em cerca de 1/4 e seu apêndice endolinfático está mais definido. A placa nasal pode ser detectada pelo espessamento do ectoderma.O esôfago, o tubo que impulsiona os alimentos a partir da boca para o estômago, se origina de uma goteira do tecido que o separa da traquéia, que também é visível. As valvas semilunares começam a se formar no coração. As quatro maiores subdivisões do coração (os ventrículos trabeculados à esquerda e à direita, o "conus cordis" e o "truncus arteriosus") estão claramente definidos. Dois brotos, um ventral a partir do saco aórtico e um dorsal a partir da aorta, formam o arco pulmonar (6º arco aórtico). Os sacos pulmonares direito e esquerdos se delineam de cada lado do esôfago.O broto ureteral aparece. O metanefro, que formará o rim permanente, está em desenvolvimento.Os membros superiores se alongam tornado-se brotos cilíndricos, achatados na suas extremidades para dar origem às palmas das futuras mãos. A distribuição das terminações nervosas já se inicia nos membros superiores.
  • http://fasesdaembriogenese.blogspot.pt
    http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1211

    Sem comentários:

    Enviar um comentário