sábado, 23 de fevereiro de 2013

Exercícios físicos durante a Gestação do Bebê




Mamãe veja o que a Dra Fabiane Sabbag escreve sobre a prática de exercício físico durante a gestação e também o guia de exercícios físicos:

A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, pois há benefícios tanto para a mulher quanto para o bebê. Dentre eles, está a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse.

De acordo com a Dra. Fabiane Sabbag, médica ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz, os exercícios físicos são muito importantes durante essa fase, porém, é recomendável que a gestante tome alguns cuidados. "Ao praticar atividades físicas, deve-se usar roupas leves, evitar altas temperaturas e beber muita água para se hidratar", recomenda.

Para a especialista, as melhores atividades são feitas na água, como natação e hidroginástica, pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço."Ioga também é uma boa alternativa para manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade", completa.

Ao escolher o tipo e a intensidade dos exercícios, a gestante deverá ter a liberação do médico e o auxílio de um profissional da área, pois as atividades variam de acordo com o período da gestação. A pessoa que nunca praticou exercícios físicos deve iniciar com atividades de baixo risco, como caminhadas, natação e hidroginástica leve. Já quem está habituada poderá continuar com o programa habitual, apenas deverá modificar a intensidade e velocidade, à medida que a gravidez evoluir.

"Esta prática poderá ser contra-indicada em casos específicos, principalmente em mulheres com doenças cardíacas, trabalho de parto prematuro, gravidez múltipla, feto com crescimento inadequado, entre outras. Portanto a prática de atividade física irá depender da liberação ou não de um médico", afirma Fabiane.

Fonte: Fabiane Sabbag é médica, ginecologista, formada pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui especialização nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Endoscópica Ginecológica e Reprodução Humana.
http://guiadobebe.uol.com.br/exercicios-durante-a-gravidez/
  • Se você já estava seguindo uma rotina de atividades físicas antes de engravidar, você deve estar preparada para manter parte deste programa ao longo dagravidez. Somente profissionais especializados podem oferecer-lhe tais orientações. 
  • Os exercícios não aumentam a chance de abortamento, desde que sejam realizados respeitando os limites do organismo de cada gestante e a ausência de contra-indicações para realizá-los. 
  • O ideal é não deixar para começar a fazer exercícios depois de engravidar. Mas se você está grávida e pretende iniciar a prática regular de exercícios físicos, você deve começar lentamente e ser cuidadosa para não ultrapassar os seus limites. Siga a orientação de um obstetra e de um profissional de educação física com experiência em exercícios para gestantes. 
  • Escute o seu corpo. Caso seja necessário reduzir as atividades, ele vai naturalmente mostrar sinais de que está na hora de diminuir o ritmo. 
  • Nunca exercite-se a ponto de ficar exaurida ou com dificuldades para respirar. Este é um sinal de que seu bebê e você não têm suplemento suficiente de oxigênio disponível. 
  • Use calçados confortáveis para fazer seus exercícios. Eles precisam dar suporte aos seus pés e reduzir o impacto nas pequenas articulações. 
  • Faça intervalos e beba bastante líquido durante as atividades. 
  • Evite exercícios em dias muito quentes. 
  • Natação e hidroginástica são ótimos exercícios para as gestantes, mas as piscinas muito aquecidas devem ser evitadas. A temperatura da água deve estar em torno de 30°C, máximo de 32°C. 
  • Evite terrenos rochosos, irregulares ou muito íngremes quando fizer atividades como corrida, caminhadas ou pedaladas. As articulações ficam menos estáveis durante a gravidez e você precisa evitar danos a elas durante este período. 
  • Esportes competitivos, de contato físico com outras pessoas ou com riscos de quedas são desaconselhados. 
  • Os exercícios aeróbios devem ter duração média de 30 a 45 minutos (com variações individuais), ser realizados em dias alternados e sua intensidade deve manter a frequência cardíaca entre 130 a 150 batimentos por minuto. Sempre evitar cansaço durante a realização dos treinos. 
  • A musculação pode ser realizada durante a gravidez, com alguns cuidados. Evite o levantamento de pesos acima da cabeça, o excesso de carga nos aparelhos e as modalidades que sobrecarregam osmúsculos da região lombar. Este tipo de atividade deve ter como foco a melhoria do tônus muscular, principalmente na parte superior do corpo e abdome, mas sem exageros. Os exercícios devem ser feitos com cuidado, orientação e sem pressa. 
  • Durante o segundo e o terceiro trimestres de gestação evite atividades na quais a gestante precise ficar deitada de costas, pois esta posição diminui o fluxo sanguíneo para o útero. A melhor posição para a gestante deitar é o decúbito lateral esquerdo. 
  • Antes e após o programa de exercícios físicos faça alongamentos. 
  • Mantenha uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carboidratos complexos. Evite o excesso deaçúcar, principalmente açúcar refinado, e os alimentos ricos em gorduras como carnes gordas ou defumadas. 
  • Respeite as horas de sono e descanso. 
  • Caso sinta alguma alteração no seu corpo durante a realização das atividades físicas, pare imediatamente e procure orientação médica. 
ABC.MED.BR, 2010. Guia de exercícios físicos durante

Sem comentários:

Enviar um comentário