quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

13ª Semana de Gestação do Bebê


recados, imagenes, mensagens de bebes para orkut

Mamãe acredite: já se passaram três meses desde o dia da fecundação. Marque essa conquista no diário da sua gravidez. A partir de agora está oficialmente grávida, portanto se cuide e certifique-se que esteja fazendo tudo corretamente, e não se esqueça de sempre consultar o seu médico de confiança. A fase mais crítica terminou, embora os  cuidados continuam. A vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, é muito importante neste período, pois contribui para a formação dos glóbulos vermelhos, evitando a anemia.  
Mamãe vamos iniciar o segundo trimestre da gravidez o seu corpo já está mais adaptado à gestação. Os sintomas de desconforto começam a desaparecer, os enjôos diminuem, assim como a fadiga. As náuseas começam a abrandar e, agora, o seu apetite é devorador mas, Mas cuidado para não abusar dos doces, massas, pães e outras guloseimas (só lhe ape­tece guloseimas) para o peso não disparar!. Reprima esse apetite. Certifique-se que a quantidade de vitaminas e sais minerais como ácido fólico, ferro, cálcio e zinco para que eu cresça saudável. Faça exercícios físícos, mas não extrapole.Compre algumas roupas mais largas, pois irá precisar. Acostume-se desde já a usar cremes com propriedades nutritivas e hidratante para evitar que as estrias apareçam futuramente.
A sua barriga provavelmente já etá aparecendo o suficiente para mostrar ao mundo que  está grávida, mas ela ainda não atrapalha muito, não é mesmo? 
Faltam meses para o meu nascimento, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai  me alimentar  nos primeiros dias, antes da "descida" do leite.
Mamãe tome atenção se for viajar, confira com o médico se está tudo bem. Lembre-se de que  vai precisar de algumas pausas no caminho para ir ao banheiro, já que a vontade de urinar é mais frequente na gestação. Procure não ficar sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras e leve água de coco na bagagem para o caso de se sentir enjoada durante a viagem. Quando chegar ao destino final, coloque as pernas para o alto - isso ajuda a reduzir os inchaços.
Mamãe poderá ter o nariz "entupido" Porque os hormônios estimulam todas as membranas mucosas, como as do nariz, a produzir mais secreções. Ao mesmo tempo, o volume sanguíneo está a aumentar, causando o inchamento de todo o corpo, incluindo as vias respiratórias do nariz, seios nasais e tórax. Por isso, não é de surpreender que muitas mulheres passem a gravidez a fungar. "A gravidez é uma fase muito fanhosa", diz o Dr. Gil Gross, professor associado de obstetrícia e ginecologia na Washington University em St. Louis. Embora o nariz entupido seja um sintoma típico da gravidez, contacte o seu médico se tiver febre ou sintomas gripais.
Mamãe ouça o que algumas mulheres dizem
"Há uns dias, tinha uma camisola que queria lavar separadamente, por isso liguei a máquina e depois fui-me embora. Só praticamente no final da lavagem me apercebi de que me tinha esquecido de pôr a camisola lá dentro. Então, liguei novamente a máquina e esqueci-me outra vez. Foram precisas três tentativas para finalmente conseguir lavar a camisola!" 
"Tenho a pele tão seca e tenho tanta comichão que, quando coço, faço ferida. Estou sempre a pôr creme hidratante. Não há dúvida de que a gravidez faz trinta por uma linha na nossa pele."
Mamãe não se assuste é normal que tenha  um corrimento mais esbranquiçado do que o normal durante a gravidez, devido ao estrogénio adicional em circulação no organismo e ao aumento do fluxo sanguíneo em direcção à zona da vagina. Não há nada que possa fazer para impedi-lo, mas usar um pensinho higiénico não aromatizado para absorver a humidade ajuda-a a manter-se confortável e fresca. Para evitar problemas genitais:
Limpe-se sempre da frente para trás.
Use roupa interior de algodão.
Evite calças justas, nylons, banhos de espuma, sprays de higiene íntima, pensinhos ou papel higiénico aromatizados, bem como sabonetes ou desodorizantes aromatizados. (Os produtos aromatizados ou desodorizantes podem irritar a pele e os tecidos vaginais.)
Não se lave com duches vaginais. Não só perturba o equilíbrio químico natural da vagina, aumentando o risco de fungos e outras infecções, como também, durante a gravidez, pode introduzir bolhas de ar no sistema circulatório – um acontecimento extremamente raro mas perigoso que pode causar uma embolia potencialmente fatal para si e/ou para min. Se tiver outros tipos de descarga ou se o corrimento tiver um odor desagradável, contacte o seu médico (pode ser sinal de infecção). Contacte o seu médico se detectar um aumento das descargas numa fase mais avançada da gravidez, em especial se tiverem uma consistência mucosa, forem aguadas ou apresentarem uma tonalidade de sangue (pode ser sinal de parto prematuro).
Mamãe o seu  útero ocupa a parte superior da pelve, pode ser palpado um pouco acima do osso púbico, mais ou menos uns 10 a 12 cm  abaixo do seu umbigo, se você estiver de pé na hora de medir!Nessa época, o útero também pode começar a apresentar contrações bem leves, rápidas, que normalmente não são sentidas como dolorosas pela mãe e assim permanecem até o final da gravidez. São as contrações de Braxton e Hicks que não trazem nenhum prejuízo nem a você e nem ao seu futuro bebê
Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. No entanto, há alguns incômodos que podem aparecer nesta semana, porém um pouco raras de acontecer. Entre elas as dores abdominais, também conhecidas como “dor no ligamento redondo” , que são causadas devido ao aumento do útero.Outros probleminhas que também podem ocorrer durante esta semana são as dores nas costas, inchaço e azia (posteriormente poderá ver os remédios caseiros para aliviar este sintoma). 
Este é o momento em que os pais e outros membros da família começam a ficar mais envolvidos com a gravidez. Portanto, esteja preparada para receber muitos beijinhos e abraços.

Papai é hora de festejar!faça uma comemoração, acabaram-se os enjoos, a fase crítica passou. No segundo trimestre, muitos casais notam igualmente um claro acendimento da libido, quando os enjoos dão tréguas e a energia regressa. A menos que o seu médico tenha recomendado o contrário, é perfeitamente seguro ter relações sexuais durante a gravidez e de forma alguma poderão me magoar, por isso, força!

Nesta altura, eu, Bebêflutuo no saco amniótico. À medida que cresço, expande-se o saco para me dar espaço suficiente, onde poderei exercitar os meus pontapés e movimentos. O meu cérebro também está se desenvolvendo a um ritmo rápido. Já tenho um tamanho notório, nota-se uma grande evolução relativamente à semana anterior, meço quase 8 cm de comprimento, se medido da cabeça até a nádega (comprimento crânio-caudal), e peso pouco menos de 25gr  (mais ou menos metade de uma banana). A minha cabeça  vai dar uma pausa no crescimento para o resto do corpo ganhar volume, estou prestes a dobrar de tamanho e os meus rins já trabalham com força total. Agora consigo urinar perfeitamente - o líquido amniótico que venho engolindo já é excretado pelo meu próprio aparelho urinário no líquido amniótico que é renovado a cada três horas.Já tenho impressões digitais só minhas,  começo a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.
Se eu fosse uma menina,  já possuía cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número diminuiria para cerca de 1 milhão. Conforme fosse ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, teria 200 mil óvulos.
Será uma semana bastante movimentada para mim, adquiri algumas habilidades de movimentação que dão a possibilidade  fazer alguns movimentos muito bonitinhos, como por exemplo brincar com o meu nariz, e até mesmo chupar o dedinho. Além disso, minhas cordas vocais já estão formadas, porém não poderei produzir qualquer som no momento, pois estou imerso em líquido amniótico, e como as ondas sonoras viajam através do ar, eu ficarei impossibilitado de produzir qualquer som.
Estou cada vez mais bonito, meu olhos e orelhas estão começando a se posicionar corretamente. Os meus olhos estão se movendo mais para o centro da face, as pálpebras se fecham. As costelas, os ossos do crânio e dos membros começam a se delinear; meu nariz e queixo são bem visíveis. A minha genitália está diferenciada, com sorte, poderá ser vista ao ultrassom, lembre-se que ela ainda está em processo de desenvolvimento e olhos menos experientes podem se enganar, ainda é cedo, depois das 18 semanas terá mais facilidade em ver. 
A placenta – responsável pela  minha nutrição e oxigenação, agora também é fundamental para produção de hormônios importantes na manutenção da gravidez até o termo. 
Se me observar  durante a ultrassonografia,  vai reparar que já me movimento muito. Especialmente a cabeça, é a que mais movimento. Nesta semana, as mãos e os pés já estão bem desenvolvidos e com muita movimentação. As articulações e os ossos nesta altura já vão ficando mais rijos, mas este é um processo que se prolongará após o nascimento.
Minha cabeça  ainda está um pouco grande, mas o pescoço está mais definido. Os braços e as pernas estão mais compridos e proporcionais. O corpo agora está coberto de pelugem (lanugo) e já se pareço com um verdadeiro bebê (ainda sou um feto).
Apesar dos meus ouvidos não estarem completamente formados, alguns estudos refe­rem que eu  já registro alguns sons.





http://www.agravidez.com
http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-13-semanas-de gravidez#continua#ixzz2LNfikxZ3
http://brasil.babycenter.com/desenvolvimento-fetal-13-semanas-de-gravidez#continua#ixzz2LNfMgEDO

http://bebe.sapo.pt/gravidez/guia-da-gravidez/esta-gravida-de-13-semanas-ja-so-faltam-189-dias
http://guiadobebe.uol.com.br/13-semanas-de-gravidez/
http://bebe.bolsademulher.com/gravida/materia/13-semana-de-gravidez-os-enjoos-estao-indo-embora/


Sem comentários:

Enviar um comentário