quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

11ª Semana de Gestação do Bebê


Mamãe vamos iniciar a 11ª semana a quantidade de sangue que circula no seu corpo continua aumentando. Pode ser que sua respiração se acelere e que transpire mais que o normal. Além disso, o seu olfato estará mais apurado e  será capaz de perceber que produz mais saliva
Reparou que pesa mais um quilo? Fique tranquila! Nos primeiros tempos da gravidez é normal que aumente de peso. Contudo, algumas mulheres com náuseas podem chegar mesmo a perder peso no primeiro trimestre da gravidez. 
Certamente se sente agora muito cansada e dorme malA diminuição da pressão arterial, típica deste período, pode deixá-la com tonturas e, até, provocar-lhe desmaios.

É provável que se sinta mais quente que o normal, podendo sentir maior calor nas mãos e nos pés: isso deve-se ao aumento do fluxo sanguíneo. Poderá sentir sede com maior intensidade que antes, porque o corpo assinala uma necessidade acrescida de líquidos. 
Existe uma probabilidade de que surjam pequenos nódulos nas auréolas dos seios, não se preocupe é comum surgirem, são conhecidos por tubérculos de Montgomery.  

Agora sua gravidez será mais segura e com menos risco de aborto espontâneo, assim como eu não estarei tão sujeito aos riscos exteriores.

Papai  está se dando bem com esse negócio de gravidez? Os altos e baixos, as preocupações financeiras e responsabilidades, vendo a mamãe "colocar o estômago para fora" dia após dia? Papai precisa de um tempo. Seja bom consigo mesmo e se dê algumas horas batendo uma bolinha ou fazendo um pouco de ginástica, ou se divertindo com os amigos. Quando voltar para casa, surpreenda a mamãe com um ramalhete de rosas vermelhas e um cartão dizendo algumas palavras carinhosas como: "Obrigado, querida. Eu te amo".

Quanto a mim, a minha pele tem duas camadas é trans­parente e coberta por uma fina penugem. Meus órgaos  estarão em funcionamento, depois de formados, meu  intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Meço cerca de 44 a 60 mm e peso cerca de 8 gramas. Eu tenho o tamanho de uma pequena lima. Normalmente,  estarei nesta semana em posição fetal, ou seja, de joelhos encolhidos e com o queixo dobrado para dentro.
Agora começo a gerar os meus próprios glóbulos vermelhos. O meu  coraçãozinho distribui sangue por todo o organismo e por meio do cordão umbilical até à zona que se tornará em placenta. Começa a produção de urina, o principal componente do líquido amniótico.  Meu corpo está se prolongando, mesmo que a minha cabeça corresponda ainda a 1/3 do comprimento do meu corpo. As estruturas externas do meu ouvido movem-se do pescoço para as zonas laterais da minha cabeça, sendo que os meus ouvidos médios e internos já terminaram sua formação.
Nesta altura produzo movimentos melhor definidos, movo a coluna e estico braços e pernas. Quando mais me movo, mais meus músculos se  fortalecem. Ao mesmo tempo, ele posso abrir e fechar a boca.
Dentro do meu corpo e dependendo do meu sexo , os ovários e os testículos se desenvolveram. Contudo, esse sexo ainda não é visível do exterior (só na 18ª semana), pois os meus genitais ainda não estão formados.Se eu for um menino, nesta semana os meus  testículos  começam a produzir o hormônio masculino – a testosterona.
Sabia que é o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o meu sexo?. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.Ou seja, se os pais programarem um menino e eu  for uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.


http://www.clinicafgo.com.br/semana11.html
http://www.agravidez.com
http://guiadobebe.uol.com.br/11-semanas-de-gravidez/






Sem comentários:

Enviar um comentário