quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

12ª Semana de Gestação do Bebê




Mamãe já está na 12 semana de espera, é o final do 1º trimestre de gravidez. O risco de ter um aborto espontâneo e me perder começa a desaparecer, está cada vez mais longe, a fase crítica do desenvolvimento das minhas estruturas, do meu sistema nervoso, órgãos já está passando.
Já notou que o seu útero tem um volume equivalente ao de uma laranja? Aproxima-se  a altura em que me verá pela primeira vez com a ajuda da ultrasonografia e aí saberá quanto tempo de gestação, também o médico verá, através da translucência da nuca se tenho probabilidade de ter síndrome de Down.
As náuseas matinais pelo menos, diminuíram de frequência, Ufa! que alívio não é mesmo?
Já notou que a sua pele está mais suave e luminosa? Isso se deve  aos hormônios  da gravidez e ao aumento do volume sanguíneo. O incremento do fluxo sanguíneo faz com que chegue mais sangue aos vasos sanguíneos e que os hormônios aumentem a secreção das glândulas sebáceas, dando um aspecto fresco e são à sua pele, se bem que pode causar acne, mas isso passa. Neste momento  é capaz de urinar com maior frequência, tendo em conta que seu útero está crescendo e pressiona sua bexiga. Daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. O útero tem uma habilidade incrível de crescer durante a gravidez. Ele aumenta sua capacidade entre 500 e 1000 vezes durante a gravidez e retorna ao seu tamanho usual poucas semanas após o parto. Sua elasticidade é incomparável.  O útero tem um peso aproximado de 1100g no parto, quando o seu peso habitual, antes da gravidez era de 70 g.
Nesse período de gestação,  provavelmente poderá notar que está se sentindo melhor fisicamente, um pouco mais disposta, às vezes a dor dos mamilos chega até a sumir ou diminui consideravelmente. Enjôos e náuseas podem fazer parte do passado. Isso não ocorre com todas as mulheres mas, é bem comum que os sintomas da gravidez agora comecem a parar de incomodar. Talvez  se sinta mais confortável em roupas mais soltas.

Papai a mamãe certamente já está se sentindo melhor. Agora é um bom período para praticar exercícios juntos. Saiam para uma boa caminhada na vizinhança e assegurem-se de ir de mãos dadas.

Quanto a mim, a minha pele continua fina e transparente, mostrando facilmente os vasos sanguíneos. Meço aproximadamente 65 mm da cabeça às nádegas e peso de cerca de 8 a 14 gramas,  mais ou menos, o tamanho de um limão. Meus membros crescem e são mais proporcionais em relação ao resto do corpo. Nos dedos das mãos e dos pés, nascem as unhas. Os genitais externos continuam a formar-se, mas ainda sem dar a entender o meu sexo, nem por meio de ultrasonografia. Meus principais sistemas do corpo (os órgãos como o estômago, o fígado, os pulmões, o pâncreas e os intestinos) estão formados, começando a se instalar em seus respectivos lugares. A partir de agora, todos eles entram em fase de crescimento. Por sua vez, a placenta já está formada, mas ainda é pequena.
A minha cabeça se torna cada vez mais arredondada e e face ganha forma. Os ouvidos já estão nos lados da cabeça. As pálpebras encontram-se fechadas sobre os olhos. O queixo e o nariz estão salientes. Os maxilares já têm uns pequenos botões onde surgirão os meus  dentinhos. Assim sendo, já adquiri a capacidade de bocejar, absorver e engolir (tragar). O meu sistema digestivo é capaz de absorver glicose
A minha circulação sanguínea funciona na perfeição, do mesmo modo que os rins. Os ossos ganharam rigidez.
No meu intestino, os músculos manifestam movimentos peristálticos, isto é, as contrações que servem para transportar comida através do intestino.
A partir desta semana,  terá maior facilidade para escutar o meu ritmo cardíaco (com  um aparelho chamado doppler). Os meus movimentos aumentam e, concomitantemente, os músculos dos membros se desenvolvem. Eu abro e fecho as mãos.
Normalmente, posso começar a desenvolver um dos meus reflexos. Começo a mover minhas pernas, pular e saltar sobre as paredes do útero. É o reflexo patelar, um recurso biológico que permite caminhar.
.É também nesta fase da gestação que eu começo a sorrir e a efetuar os primeiros movimentos.
A quantidade de líquido amniótico está aumentando, o total é de 50 ml aproximadamente.
http://www.agravidez.com
http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/gravw12.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/12-semana.php






Sem comentários:

Enviar um comentário