quarta-feira, 17 de julho de 2013

34ª Semana de Gestação do Bebê



Mamãe conseguimos chegar a 34ª semana, um dia de cada vez, já só  faltam 42 dias, a minha rotina continua a mesma, continuo muito ativo, apesar do espaço estar menor, a  quantidade de líquido está adequado, como a médica disse ao fazer a ultrasonografia. A sua rotina é que mudou, continua de repouso, apesar do susto ter passado, mas ficou a apreensão  de que a qualquer momento pode acontecer o meu nascimento, é um sacrifício para quem foi sempre ativa, mexida cheia de energia ficar de repouso absoluto, mas a mamãe suporta pensando no meu bem-estar, que o parto ocorra naturalmente sem intercorrências ou consequências para mim, é a força do amor que tem por mim que sou muito frágil ainda, mas que a cada dia que passa eu vou ficando mais forte e preparado para o grande dia do meu nascimento. Agora tem contrações, mas são aquelas que prepara para o trabalho de parto, contrações de "Braxton Hicks",  diferente das sentidas dias atrás quando eu estava com pressa de nascer.

Eu continuo me desenvolvendo, meço cerca de 43 -45 cm e peso cerca de  2100-2200 gr. A maior parte do lanugo desapareceu do meu corpo , em contrapartida, o cabelo da cabeça está a ficar mais espesso. A pele está macia e lisa e o corpo coberto pela vérnix caseosa. As gengivas mostram uma espécie de arestas que poderá confundir-se com os dentes. Continuo acumulando gordura necessária para me manter quente. Os pulmões estão quase maduros e  já seria capaz de respirar autonomamente, caso nascesse agora.
No entanto, apesar de o cérebro e o sistema nervoso estarem plenamente desenvolvidos, a minha sucção ainda seria fraca. As papilas gustativas também já estão completamente desenvolvidas, e há até estudos que comprovam que eu já tenho uma preferência por certos sabores.Quanto ao movimento, por vezes eu empurro a parede do útero com tanta força que às vezes não conseguirá empurrar na direção contrária. Pode  sentir a minha posição, que estou de cabeça para baixo, posição correta para o meu nascimento através dos movimentos dos meus membros.




Sem comentários:

Enviar um comentário