O recomendável é preparar apartir da 35ª semana, porém quando há ameaça de parto pré- termo/prematuro convém deixar a malinha mais cedo, uma ajudinha:
Para a mãe
- 3 pijamas ou camisolas (abertas à frente)
- 1 roupão
- 1 chinelos quarto
- 1chinelos p/ banho
- 5 calcinhas de algodão e descartáveis (tamanho maior do que antes de engravidar)
- 3 sutiãs com abertura (de amamentação)
- discos de amamentação
- lenços de papel
- 1 roupa para deixar a maternidade – um vestido ou uma calça e blusa
- escova e pasta de dentes
- escova de cabelo
- desodorante
- xampu e condicionador
- sabonete
- absorventes
- elásticos
- maquiagem
- um saco para colocar a roupa suja
- cinta pós-parto
Também não se esqueça:
- enfeite de porta e lembrancinhas
- nomes e contatos dos parentes e amigos a serem avisados
- documentos exigidos pelo hospital
- câmera fotográfica e filmadora (checar funcionamento, levar carregador)
Para o bebê
- 6 macacões para recém-nascidos
- 6 calças
- 6 bodies
- 1 casaquinho
- 03 - conjunto pagão com calça
- 02 - lençol de bercinho
- 01 - manta (de acordo com a estação)
- 01 - escovinha macia para cabelos
- 02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- várias meias
- fraldas de tecidos (2-3) e paninhos de boca
- fraldas descartáveis tamanho recém-nascido (mesmo que pretenda usar fraldas de pano, aconselha-se o uso de fraldas descartáveis nos primeiros dias, até se dar a expulsão do mecónio)
- toalhetes
- 01 - creme para prevenção de assaduras
Além desta lista recomendo que o casal prepare o seu pós-parto.
- Pense em quem são as pessoas a que pode pedir ajuda quando precisar (para preparar uma refeição, ajudar com as tarefas domésticas, etc). Mas muita atenção! Escolha alguém que não vá causar ainda mais stress. O que se pretende é uma ajuda discreta, que auxilie a mãe a descansar e lhe dê tempo para esta cuidar do bebê e não alguém que se ofereça para "gerir" o lar e o bebê no lugar dos pais.
- Talvez queiram preparar recursos para refeições pois nos primeiros dias não haverá muito tempo para isso. Uma boa ideia é ter a despensa recheada antes da data prevista para o parto. Algumas refeições preparadas no congelador e uns contactos de restaurantes "take away" e supermercados que façam entregas ao domicílio também podem ser uma boa solução.
- Pense na melhor forma de gerir as visitas. Talvez queiram avisar os amigos e parte da família que precisarão de alguns dias para se ambientarem antes de os receberem. Nas primeiras semanas a mãe precisa de todo o tempo para ela e para o bebé e não deve preocupar-se em "tomar conta" de visitas, preparar almoços ou lanches e fazer "sala".
- Tenha à mão alguns contactos que podem vir a ser úteis nas primeiras semanas, tais como Associações de Apoio à Amamentação, Linha de Apoio Pediátrica e Farmácias de Serviço
OBS.: Parto é sempre urgência. Caso você se apavore, já saiu de casa e depois viu que esqueceu tudo, relaxe. Vá em frente. Leve sua esposa até o hospital e converse com a recepção. Enquanto ela está sendo atendida e você está assinando uma nota promissória, por exemplo, e um pouco mais tranqüilo, você volta e busca o que esqueceu.
Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco, não colocar nada no enxague para deixar com cheirinho, pois seu bebê pode ser alérgico.
http://guiadobebe.uol.com.br/lista-de-enxoval/
Sem comentários:
Enviar um comentário