quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Agenda do Bebê para os primeiros 2 anos de Vida

Tenho uma agenda (Boletim de Saúde Infantil) que já comecei a cumprir antes mesmo de deixar a maternidade, assim como cumpro as minhas tarefas de Neonato/recém nascido (0 -28 dias) muito bem: Durmo, mamo e sujo fralda, esta cumpro muito bem, segundo a minha mamãe disse para a Miminha.
  • Vacina BCG e contra a Hepatite B (antes de deixar a maternidade)
  • Entre o  4º e o 7ºdia a mamãe vai me levar para fazer o diagnóstico precoce/teste do pézinho (*), que é feito por uma enfermeira (uma picada no meu calcanhar, para colher o sangue para um cartão) que se destina a verificar a presença de doença metabólica).
  • 1ª consulta médica da minha vida
  • Consulta do 1º mês
  • Consulta dos 2 meses + início  do calendário de  vacinação
  • Consulta dos 4 meses + vacinação
  • Consulta dos 6 meses + vacinação
  • Consulta dos 9 meses
  • Consulta dos 12 meses
  • Consulta dos 15 meses+ vacinação
  • Consulta dos 18 meses
  • Consulta dos 24 meses
(*) Teste de Guthrie

O teste do pezinho deve ser feito entre o quarto e o sétimo dia de vida, (eu fiz o teste no 5º dia, portei-me lindamente, sou muito corajoso) período em que deverá levar o seu bebé ao centro de saúde mais próximo da sua residência.
A colheita deverá ser feita com uma lanceta não reutilizável, nas faces laterais do calcanhar. Se necessário, aquecer levemente o pé, para facilitar a colheita.
A área a picar é desinfectada com álcool e deixada secar antes da picada. 
TÉCNICA DE COLETA: 
Para que haja uma boa circulação de sangue nos pés da criança, suficiente para a coleta, o calcanhar deve sempre estar abaixo do nível do coração. A mãe, o pai ou o acompanhante da criança deverá ficar de pé, segurando a criança na posição de arroto. 
OBS:A coleta só pode ser feita após o segundo dia de vida. 
O profissional que vai executar a coleta deve estar sentado, ao lado da bancada, de frente para o adulto que está segurando a criança. 
1 Realizar a anti-sepsia do calcanhar com algodão ou gaze levemente umedecida com álcool 70%. Massagear bem o local, ativando a circulação. Certificar-se de que o calcanhar esteja avermelhado. Aguardar a secagem completa do álcool. 
OBS: O álcool pode causar hemólise. deve-se evitar álcool colorido ou iodado, pois podem dar alterações no resultado do exame. 
2 A punção deve ser executada numa das laterais da região plantar do calcanhar, locais com pouca possibilidade de se atingir o osso. Deve-se evitar o uso de agulhas. 
3 Segure o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação. 
4 Penetrar num único movimento rápido toda a ponta da lanceta (porção triangular) no local escolhido, fazendo em seguida um leve movimento da mão para a direita e esquerda, para garantir um corte suficiente para o sangramento necessário. 
5 Aguarde a formação de uma grande gota de sangue. Retire-a com algodão seco ou gaze esterilizada.Ela pode conter outros fluidos teciduais que podem interferir nos resultados dos testes. 
6 Encoste o verso do papel filtro na nova gota que se forma na região demarcada para a coleta (círculos) e faça movimentos circulares com o papel, até o preenchimento de todo o círculo. Deixe o sangue fluir naturalmente e de maneira homogênea no papel, evitando concentração de sangue.
http://www.uff.br/disicamep/pezinho.htm

O teste do pezinho é uma forma de detecção precoce de várias doenças que poderão interferir na qualidade de vida do bebé. No teste obrigatório são pesquisados a fenilcetonúria e o hipotiroidismo congénito. No teste completo são pesquisadas mais vinte e três doenças (hemoglobinopatias, fibrose quística,etc).

A fenilcetonúria é uma doença genética caracterizada pela ausência de uma enzima responsável pelo processamento de um aminoácido essencial, a fenilalanina. Por não ser processado, este aminoácido acumula-se no organismo, provocando assim atrasos no desenvolvimento físico e e mental das crianças afectadas.
Logo após o diagnóstico, a criança inicia de imediato o tratamento, que consiste fundamentalmente numa dieta especial, pobre em fenilalanina.
Esta dieta deve manter-se até aos seis/oito anos de idade. Alguns autores defendem que as raparigas afectadas devem menter a dieta até mais tarde (idade fértil) ou, pelo menos, retomá-la durante a gravidez. Depois dos oito anos de idade, a dieta poderá ser mais liberal. Se reaparecerem as alterações de comportamento ou houver diminuição de rendimento intelectual, o doente deve manter a dieta.
Além da dieta, as crianças afectadas devem fazer exercícios físicos de recuperação motora terapêutica da fala, pois tal poderá ajudar na recuperação.

O hipotiroidismo diagnosticado por este teste deve-se a uma deficiência parcial ou total na produção das hormonas da tiróide. A falta destas hormonas origina deficiências de crescimento do bebé, podendo também resultar em deficiência mental. O diagnóstico precoce, ao qual se segue o tratamento fazem com que os sintomas não cheguem a manifestar-se.
não haver intermediários em todo o processo.






http://www.educacao.te.pt/pais_educadores/index.jsp?p=86&id_art=151

Sem comentários:

Enviar um comentário